• Vilmar Bueno, o ESPETO

CIRANDA POLÍTICA

Sonho

O vice-prefeito de São Bento, Dr. Tirso – PSDB, confidenciou na semana passada ao blog, que um dos maiores sonhos como gestor, seria a construção de um mercado municipal e um centro de eventos e o polo esportivo.


Sonho II

Então, Tirso já pode acordar de seu sonho, pois ontem a secretária de desenvolvimento econômico, Andreia Tamanini, confirmou que já iniciaram as tratativas para a criação do centro de eventos e do mercado municipal. A secretária se disse animada com esses projetos que devem sair do papel na atual gestão. É esperar para conferir!


Lei/Covid

O prefeito de São Bento, Dr. Tomazini – PSDB, esteve reunido ontem com alguns vereadores. Na pauta, as discussões sobre uma lei que será enviada à Câmara, que se aprovada conterá normas e critérios para punir as pessoas que descumprirem as determinações dos Decretos estaduais, federais e municipais. A lei teria duração enquanto a pandemia estiver ativa.


Cancelada

A sessão ordinária da Câmara de São Bento foi cancelada, devido às novas orientações do novo Decreto Estadual. A presidente Carla Hofmann – PSD, explicou que a sessão acontecerá na próxima quinta-feira, e de forma online. Para isso os vereadores receberão orientações sobre essa nova forma de trabalho legislativo online. As sessões serão online até pelo menos o dia 05 de abril. Em Rio Negrinho e Campo Alegre, também devem obedecer ao decreto.


UTIs

Uma notícia que traz muita esperança aos moradores de Rio Negrinho: os cinco leitos de UTI Covid na Fundação Hospitalar estarão em pleno funcionamento a partir da manhã desta terça-feira. A confirmação oficial se deu no final da noite desta segunda, após o prefeito Dr. Caio Treml recebe ligação da assessora do Secretário de Estado de Saúde, Gabriela. A conquista dos leitos foi uma parceria entre o prefeito Caio, o deputado estadual Ricardo Alba e a direção do hospital.


Exames

A Secretaria de Saúde de Rio Negrinho atualizou nesta segunda-feira o número de atendimentos realizados nos Centros de Atendimento ao Coronavírus. Desde o dia 1º de março até este domingo (21), as equipes dos três polos (Tendas, Jardim Hantshchel e Vila Nova) atenderam 1.034 pessoas. Destas, 543 realizaram o exame PCR. Vale lembrar que o atendimento Covid no Jardim Hantschel e na Vila Nova se iniciou na última quarta-feira (17).


Parceria

A secretaria de saúde de Campo Alegre, em resposta ao avanço do Covid-19, desde ontem colocou o posto de saúde central, como suporte ao Hospital São Luiz, e está atendendo das 07 às 19 horas, sem fechar o almoço, de segunda-feira a sexta-feira. Já o atendimento na central de Covid, continua atendendo das 07 às 12 e 13 às 17 horas.


Covid

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre divulgou ontem os números atualizados relativos ao Coronavírus. 26º óbito: A vítima era uma mulher de 43 anos, que estava no Hospital São Luiz e veio a óbito neste domingo, 21. Paciente estava a 8 dias aguardando vaga na UTI. Ontem foram identificados mais 8 novos casos - Casos suspeitos: 34 - Casos confirmados: 799 - Casos recuperados: 741 - Isolamento domiciliar: 27 - Enfermaria: 2 - Pacientes entubados aguardando vaga de UTI: 2 - Em UTI: 1.


Colvid II

O município de Rio Negrinho registrou mais uma morte por coronavírus. Trata-se de uma mulher de 42 anos que faleceu no final da noite deste domingo. Com este óbito, já são 35 vidas perdidas em decorrência da doença. Além disso, 30 novos casos foram confirmados nesta segunda-feira, totalizando agora 2.376 casos positivos, 2.141 casos descartados e 2.116 pessoas recuperadas. São 370 munícipes em monitoramento, 225 pacientes em tratamento e 180 casos suspeitos.

Covid III

A Fundação Hospitalar de Rio Negrinho, atendeu 164 pacientes nas últimas 24 horas, sendo 33 deles com sintomas respiratórios. Na unidade estão internados sete mulheres e três homens, sendo um deles intubado à espera de vaga em UTI. Está previsto para a manhã desta terça-feira o início da operação dos 5 leitos UTI Covid na Fundação Hospitalar. A administração do hospital aguarda apenas laudo da Vigilância Sanitária para início das operações.

Covid IV

Em São Bento, a prefeitura informou ontem sobre o 52° óbito por covid-19. Trata-se de um homem de 47 anos, que estava internado no Hospital e Maternidade Sagrada Família e faleceu no dia 20 de março e não possuía comorbidades. Também foram divulgados mais 68 novos casos.

Covid V

Santa Catarina tem 767.652 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 726.073 se recuperaram e 31.928 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta segunda-feira, 22. A doença respiratória causou 9.651 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,26%.

Covid VI

O País contabilizou 12.051.619 casos e 295.685 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de mortes bateu novo recorde pelo 24º dia: 2.298 por dia.


Vacinação

A parceria entre Estado e municípios, proposta pela Secretaria da Saúde, para intensificar a vacinação contra a Covid-19 no fim de semana resultou em 87.262 doses aplicadas, maior número já registrado em dois dias, desde o início da vacinação. Destas, 76.898 foram da primeira dose (D1) e 10.364 segunda (D2). Os dados são do Balanço Parcial de Vacinação divulgado nesta segunda, 22, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), com informações fornecidas pelos próprios municípios.

Preocupação

O presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, Dr. Rodrigo Adriany David, se reuniu na manhã desta terça-feira, com o prefeito de Joinville, Adriano Silva, para juntos buscarem soluções integradas para a nova onda da pandemia.


Preocupação II

Assim como já aconteceu em outras regiões do estado, a região da Amunesc registra um grande número de casos ativos aliado a um crescimento no índice de transmissibilidade. A consequência dos dados é, também, o aumento no número de casos graves com necessidade de internação. Segundo levantamento divulgado hoje, 97 pacientes aguardam vagas em UTI na região.


Unidos pela vacina

Dos 295 municípios catarinenses, até o momento 167 responderam ao questionário do movimento Unidos pela Vacina, que nesta primeira etapa recolhe as principais demandas de infraestrutura das cidades para a vacinação em massa contra a covid-19. O Floripa Sustentável e a Associação FloripAmanhã, que apoiam a campanha nacional liderada pela empresária Luiza Trajano, agradeceram o engajamento das deputadas estaduais Ada De Luca (MDB), Dirce Heidershe (MDB), Luciane Carminatti (PT) e Marlene Fengler (PSD), além da prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi, que também preside a Associação de Municípios da Grande Florianópolis.


Economia

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC) elaborou um novo pacote de medidas econômicas para ajudar as empresas dos setores do comércio, serviços e turismo a recuperar o fôlego e voltar a gerar emprego e renda em Santa Catarina. Conforme o documento, "se nada for feito para alterar as proporções dos saldos de crédito das empresas e famílias em relação ao Governo, assim como garantir novos prazos, reduções e/ou isenções, poderá haver um colapso financeiro e monetário no país", alertou o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.


Recursos

O deputado Bruno Souza (Novo) requisitou à Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, que destine aos governos do Estado e da Capital a projeção de economia do seu gabinete no ano de 2021 no combate à pandemia. A sugestão é que R$ 500 mil sejam destinados à compra de vacinas, uma vez que a compra e administração de vacinas pelos governos estaduais. Parabéns ao deputado por essa atitude.


Crime ambiental

Ontem a Polícia Militar Ambiental, atendeu denúncia de desmatamento na região de Sertãozinho. Pelo que pude apurar até o momento, a situação para muitas pessoas e empresas vai ficar feia.