• Vilmar Bueno, o ESPETO

CIRANDA POLÍTICA


Na ativa

A volta à cena política do ex-deputado federal e ex-candidato ao governo do estado, Mauro Mariani, foi o estopim acesso para chamar para rua os emedebistas que estavam um pouco adormecidos. Sua participação ontem no nosso programa Palavra Livre, na Liberdade FM, foi uma prova das centenas de recados e boas-vindas ao maior líder que a região e o estado já teve, na história recente da política. O jornalista Cezar Miranda, um dos criadores do Palavra Livre também participou da entrevista, juntamente com Espeto, Paulo Rogério e Eliane Hubl.


Na ativa II

E a situação do MDB principalmente aqui a região, se deve pela falta de uma liderança que possa conduzir esse filiados. Após o anúncio que Mariani vai assessor o senador Dário Berger – MDB, as peças do tabuleiro do xadrez político que estava um marasmo, votou a se movimentar. Inclusive em apenas um dia do novo fato político, já fazem projeções sobre os destinos e o futuro do MDB com vistas às eleições de 2022, com projeção para 2024.


Na ativa III

Mesmo Mariani afirmando que não concorrerá a nenhum cargo, a região já pode contar com um representante de peso, junto ao governo federal. E para isso ele deve procurar os prefeitos e lideranças da região, onde vai levar seus pleitos a Brasília e ao gabinete do senador Dário. Ontem mesmo, ele recebeu um telefonema do diretor do Hospital Sagrada Família de São Bento do Sul, Renato Figueiredo, solicitando recursos e atenção para ajudar nesse momento grave da pandemia.


Na ativa IV

Após a entrevista ontem no Palavra Livre, Mariani voltou a afirmar que a ex-candidata a vice na chapa de Ismar Becker, Eliane Hubl - MDB, deve continuar sua trajetória política e aproveitar o seu capital político conquistado nas eleições de 2020, para inclusive colocar seu nome para concorrer a uma vaga na Alesc. Vem novidades por aí.


Na ativa V

Ainda sobre política partidária, Mariani deu um conselho aos partidos de São Bento do Sul. “Se um partido tem pretensões de concorrer à prefeitura em 2024, não deveria participar da administração de Tomazini – PSDB”, opinou. Mas ressaltou que é amigo de Tomazini e torce para que ele se recupere de sua doença e faça uma grande administração.


Aulas suspensas

O secretário de educação de São Bento do Sul, Josias Terres, já havia manifestado sua preocupação com a volta de aulas nos centros infantis. Mas nesta terça-feira (16), equipes das secretarias de Educação e de Saúde e da Vigilância Sanitária se reuniram para tratar sobre o retorno presencial das aulas na Educação Infantil. E devido ao aumento dos casos positivos de Covid-19 no município, ficou definida pela suspensão da modalidade presencial até que haja um recuo no mapa de risco que, atualmente, está no gravíssimo.


Aulas suspensas II

O secretário enfatizou, que as atividades de Pré-Escola, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Municipal de Ensino continuarão com o atendimento presencial conforme já vem sendo realizado. Para essas faixas etárias, o ambiente escolar é um ambiente muito seguro, seguindo rigorosamente todos os protocolos que são impostos para a segurança de todos”, finalizou Josias.


Mutirão

A presidente da Câmara de São Bento do Sul, Carla Hofmann – PSD, através de sua assessoria, está organizando um mutirão com a ajuda dos demais vereadores e seus assessores, com o objetivo de alertar as famílias que moram onde o foco do mosquito da dengue foi identificado. E ideia é entregar pessoalmente os panfletos com orientações para o combate do mosquito. Um dos bairros mais afetados, segundo levantamento da vigilância sanitária, seria o Boehmerwald.


Vacinação

A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul está realizando o cadastro de idosos com mais de 78 anos que ainda não se vacinaram contra a Covid-19. O cadastro poderá ser feito pelos telefones 99183-1799, 98497-7310 ou 98407-0443, das 7h30 às 12 horas e das 13 horas às 16h30. Após o cadastro, conforme as doses forem chegando ao município, novos grupos serão avisados para agendar a vacinação. A secretaria lembra ainda que a ordem de vacinação vai da maior idade para a menor, ou seja, inicia por aqueles com 78 anos, seguindo então para as demais idades.


Cancelada

A Fundação Cultural informa que, devido ao decreto municipal nº 0252, o qual proíbe a realização de feiras em São Bento do Sul, a Feira de Páscoa, marcada para os dias 17 a 19 de março, foi cancelada. Artesãos poderão retirar o valor da inscrição a partir desta terça-feira (16), na Fundação Cultural.


Paraíso da Serra

O município de Campo Alegre, completa amanhã dia 18 de março, 124 anos de fundação. É conhecida tanto como Paraíso da Serra quanto como Capital Catarinense da Ovelha. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 11 981 habitantes, sendo a centésima cidade mais populosa do estado.


Paraíso da Serra

As principais atividades econômicas do município de Campo Alegre são agricultura, extrativismo mineral e vegetal, indústria moveleira, pecuária e reflorestamento. Na região de Campo Alegre há ocorrência de cerca de 23 jazidas de argila, principalmente compostas por caulim, e que abastecem a indústria de cerâmica do Paraná e de Santa Catarina, chegando a ser extraídas cerca de 15.000 toneladas/mês. Destas, a principal é a mina Bateias, localizada entre as localidades de Bateias de Baixo e Salto. Estas acumulações são o resultado do intemperismo sobre rochas vulcânicas da Bacia sedimentar de Campo Alegre[9]. Entre as indústrias destacam-se as serrarias, em número de 30, além da indústria moveleira. Há na cidade mais de 4.000 hectares reflorestados com Pinus elliottii.