BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

CIRANDA POLÍTICA

Mariani

A decisão do ex-candidato a governador e ex-deputado federal, Mauro Mariani – MDB, em aceitar o convite do senador Dário Berger – MDB, para assumir a assessoria parlamentar, vai muito além do que uma simples assessoria.


Mariani II

A região do Planalto Norte, que não elegeu nenhum representante a nível federal, ficou acéfala. E hoje os prefeitos não têm a quem recorrer na busca de recursos para grandes obras e serviços.


Mariani III

Ele mesmo Mariani, falando ontem ao blogdoespeto, disse que não poderia ter recusado o convite de Dário, de quem sempre foi parceiro nas lutas políticas. Mas Mariani também ressaltou o fato de que a região está sem representação.


Mariani IV

O fato de o senador ter sido nomeado como presidente da comissão de infraestrutura do senado, e agora tendo Mariani como assessor, a região poderá ser beneficiada com recursos importantes para o setor. O próprio Mariani declarou que já nos próximos dias deve procurar os prefeitos da região, para colocar o gabinete do senador à disposição.


Mariani V

Claro, que ainda é cedo para especulações sobre o futuro político de Mariani, mas se ele voltar a disputar uma vaga na Câmara Federal ou na Alesc, vai mandar muitos pretensos pré-candidatos da região, para as suas insignificâncias.


Fogos

E ontem os vereadores de São Bento do Sul aprovaram Projeto de Lei, de autoria do médico veterinário e vereador Dr. Darlan – Cidadania, que proíbe a venda e a utilização de fogos de artifícios, que superem os estampidos acima de 65 decibéis. Com isso ganham os animais, os autistas, as pessoas especiais e os idosos, e claro, as demais pessoas que não serão obrigadas a ouvir os estampidos dos outros.


Fogos II

E a partir de agora, as pessoas até podem se utilizar de fogos de artifícios visual, cujo espetáculo pode ser realizado, sem o estampido. Uma emenda da vereadora Terezinha Dybas – PSDB, aprovada por unanimidade, dará o prazo de mais ou menos 90 dias para que os comerciantes ainda possam vender seus estoques.


Educação

O secretário de educação de São Bento do Sul, Josias Terres esteve ontem na Câmara, a convite do vereador Hélio Alves – DEM, onde respondeu questionamentos sobre suas ações, principalmente sobre o fechamento de algumas escolas, bem como sobre a real situação das escolas.


Educação II

Josias demonstrou conhecimento e preparo, para comandar uma das mais importantes pastas da atual gestão municipal. Na ocasião também fez um relato sobre seus projetos que devem ser implantados. Ele lembrou que hoje o município possui mais de 10 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, os quais terão aulas de formas 100% presencial, híbrida e também on line.


Educação III

Sobre as reformas de escolas, Josias destacou que cerca de R$ 2,3 milhões são de obras iniciadas ainda em 2020 e que deverão ser concluídas neste ano. Já as obras que serão licitadas em 2021 somam cerca de R$ 4,2 milhões, e existe ainda a solicitação de 21 projetos de melhorias e reformas de unidades escolares para até o final desta gestão. Ao final de sua apresentação, recebeu por unanimidade elogios dos vereadores.


Amunesc

E depois de muita discussão os vereadores de São Bento do Sul aprovaram a permanência do município na Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina – Amunesc. A saída do município da Associação havia sido aprovada pela legislatura anterior da Câmara de Vereadores, porém a saída não havia sido efetivada a pedido da atual gestão.


Amunesc II

Para a vereadora Terezinha Dybas, o município só tem a ganhar com a permanência junto à entidade, pois vários projetos são elaborados pela equipe técnica da Associação, além de a Amunesc auxiliar no retorno de ICMS ao município. Já o vereador Paulo Zwiefka questionou quanto ao número de vacinas que serão adquiridas através do intermédio da Associação. Segundo ele, o número de doses que serão adquiridas pela Amplanorte é o dobro do que será adquirido pela Amunesc.


Amunesc III

Já o vereador Luiz Neri Pereira destacou a qualidade dos projetos desenvolvidos pela entidade, além do retorno financeiro obtido com o auxílio da Associação. A presidente da Casa, vereadora Carla Hofmann, destacou a necessidade de haver uma fiscalização intensa quanto ao repasse e utilização dos valores pagos pela prefeitura à Amunesc. “Nós pagamos um percentual maior que muitos municípios, portanto precisamos acompanhar se temos esse retorno da entidade”, afirmou. E a vereadora Zuleica Voltolini destacou que os vereadores tiveram o tempo necessário para avaliar o projeto. “Agora temos que cobrar e fiscalizar o que será feito em nosso benefício pela Amunesc”, finalizou.


Vacinação

O Balanço Parcial de Vacinação contra a Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina nesta segunda-feira, 15, traz um aumento de 29.726 no número de doses aplicadas em um comparativo com o balanço anterior divulgado na sexta, 12. De acordo com o boletim foram aplicadas 401.330 doses da vacina nos grupos prioritários. Do total, 302.616 correspondem à primeira dose (D1) e 98.714 à segunda (D2). O balanço é elaborado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) com informações fornecidas pelos municípios catarinenses.


Novo ministro

Anunciado nesta segunda-feira (15) como novo ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga afirmou que o presidente Jair Bolsonaro determinou "amplo debate" com a comunidade médica para haver "resultado melhor diante da pandemia". Marcelo Queiroga é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e assume o cargo de ministro no lugar de Eduardo Pazuello, general do Exército à frente da pasta desde maio de 2020. Isso, claro se chefe mor, não atrapalhar.


Pandemia

O município de Rio Negrinho contabilizou mais duas mortes neste domingo, passando agora para 30 óbitos. Trata-se de uma mulher de 63 anos que estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, que não resistiu e faleceu na tarde de domingo. A outra vítima foi uma mulher de 59 anos que estava internada na Fundação Hospitalar e entrou em óbito na noite de ontem.


Pandemia II

Além disso, a cidade registrou mais 17 casos positivos nesta segunda, todos resultados de exames feitos em laboratórios particulares. São 2.189 casos confirmados, 2.049 descartados e 1.976 pessoas recuperadas. O município tem 312 casos em monitoramento, 183 pacientes em tratamento e 166 casos suspeitos. A Fundação Hospitalar atendeu 128 pacientes nas últimas 24 horas, sendo 26 deles com sintomas respiratórios. Na unidade seguem internados seis pacientes masculinos e três pacientes femininos.


Pandemia III

Em São Bento do Sul, foram registrados mais 25 novos casos. E até as às 17:30 do dia 15 de março de 2021, foram confirmados 3941 casos de Coronavírus (Covid-19), sendo 736 ativos, 3159 já recuperados; 722 em isolamento domiciliar, 10 em enfermaria, 04 em UTI e 46 óbitos.


Pandemia IV

Em Campo Alegre, a secretaria de saúde atualizou ontem os dados. Um novo caso, paciente do sexo feminino, 28 anos, em isolamento domiciliar. Casos suspeitos: 72- Casos confirmados: 752 - Casos recuperados: 703 - Isolamento domiciliar: 21 - Enfermaria: 3 - Em UTI: 0 - Óbito: 25 - Casos descartados: 1287 - Em monitoramento: 90 - Alta do monitoramento: 1354 - A Administração Municipal de Campo Alegre realiza a divulgação diária contendo informações atualizadas sobre as notificações e casos em análise no município.


Foi avisado

O governo catarinense foi avisado no início de dezembro de 2020 sobre o risco de colapso no sistema de saúde por causa da Covid-19. Na época, autoridades sanitárias alertaram para o crescente número de infectados e de internações, e que isso iria refletir também nos óbitos. Dois meses após o alerta, em meados de fevereiro, Santa Catarina atingiu o limite máximo de internações. Desde então, a fila por uma vaga de UTI não para de crescer. Eram 398 pacientes aguardando leito de terapia intensiva na sexta-feira (12).