• Vilmar Bueno, o ESPETO

CIRANDA POLÍTICA

Trânsito

Se inicia uma nova semana, e claro, novos assuntos e fatos na política também surgem e ressurgem. As mudanças no trânsito ainda são o fato mais comentado na cidade. Metade contra metade a favor. Mas o governo Tomazini, deve prestar muita atenção, para não ouvir apenas aqueles ‘que gritam mais’.


Fogos

O vereador Dr. Darlan – Cidadania, ainda não pode comemorar e soltar fogos (desculpe a piadinha), pela aprovação do seu projeto de lei, que proíbe a comercialização e utilização de fogos de artifícios no âmbito do município de São Bento do Sul. O projeto teve um pedido de vista pela vereadora Terezinha Dybas – PSDB, para uma análise mais profunda, e deverá receber algumas emendas.


Reforma

Outro assunto que é o mais quente da rádio corredor, entre os servidores públicos, se trata da tal reforma administrativa, de autoria do prefeito de São Bento do Sul, Dr. Tomazini -PSDB. Os servidores estão apreensivos sobre algumas mudanças e supostas perdas de direitos que poderão acontecer.


Reforma II

Para tanto, o sindicato dos servidores já enviou ofício ao prefeito, indicando alguns membros para acompanhar e dar sua opinião. Não querem ser pegos de surpresa. Apesar que a tal reforma é igual cabeça de bacalhau, para poder ver o servidor terá que ir até os mares da Noruega, Rússia, Islândia, Canadá e Alaska.


Reforma III

Por outro lado, se apurou que alguns vereadores, inclusive da base do prefeito, já se manifestaram contra algumas mudanças que serão propostas. E se esse projeto tem como foco principal alterar a estrutura administrativa da prefeitura, onde pretende apenas unir pastas, autarquias e ou fundações, ou ainda, extingui-las. O prefeito tem que tomar muito cuidado, porque às vezes uma economia se torna burra, acaba penalizando o contribuinte.


Pavimentação

O projeto da pavimentação comunitária, que estava abandonado pela gestão passada em São Bento do Sul, passou agora a ser tratado pela administração como prioridade de governo. Para tanto, se tornou a ‘menina dos olhos’ do prefeito Tomazini. E o responsável pelo setor, o ex-vereador Wilson Bento, tem recebido elogios pelo trabalho que vem realizando. Pois sem dúvidas, é a forma mais rápida de acabar com a poeira e lama nas ruas da cidade. Algumas delas já estão sendo feitas. E vem muito mais por aí!


Exemplos e exemplos!

Os vereadores de São Bento do Sul, independentemente de partido, estão trabalhando na busca de solucionar velhos problemas da cidade. Que esse exemplo sirva para secretários, diretores do atual governo. Pois não adianta ficar no ar condicionado e bem postado na sua caríssima cadeira, esperando que as coisas, como mágica aconteçam.


Auxílio

Estão abertas desde o dia 12 de março, as inscrições para o processo seletivo de auxílio financeiro para estudantes universitários de São Bento do Sul. O período de inscrição segue até dia 19 deste mês. O programa poderá atender estudantes que estão regularmente matriculados em cursos universitários de graduação ou tecnólogos de nível superior presenciais, em instituições estabelecidas fora do município de São Bento do Sul.


Auxílio II

Para participar é só acessar o Edital n°001/2021 que já está disponível no site da Prefeitura, e poderá ser acessado através do site saobentodosul.sc.gov.br acessar a aba “Serviços” e em seguida “Outros Editais”. A inscrição poderá ser feita no portal saobentodosul.atende.net, aplicativo atende.net (disponível para sistema IOS e Android) ou no setor de protocolo da Prefeitura.


Sala virtual

O secretário de educação de São Bento do Sul, Josias Terres, deve lançar oficialmente em abril, o projeto da “Sala Virtutal”, que vai atender via portal da internet, alunos que optarem por estudar em casa. Os professores já estão sendo treinados. Um avanço importante positivo, principalmente nesse momento de pandemia.


Interesse público

A Câmara de Rio Negrinho, aprovou por 7 votos a 1 a autorização de origem do executivo, para propor a empresa Serrana Engenharia Ltda., o pagamento de cem parcelas fixas, no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por mês, em face dos débitos da Prefeitura Municipal tem, conforme cobranças ajuizadas pela credora junto a Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rio Negrinho.


Interesse público II

O Projeto de Lei objetiva reaver um bem pertencente ao Município de Rio Negrinho, primeiro dando conta a toda população que a atual gestão tem interesse em pagar a dívida que tem com a Empresa Serrana Engenharia ltda, da seguinte forma: 100 parcelas de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) a cada mês. Após ser aprovado o referido projeto, será então feita proposta à empresa Credora.


GPS

O vereador de Campo Alegre, Fernando Wotroba (Progressistas) informou durante a sessão desta semana, que o Google Maps não pode proceder com a mudança no GPS da ferramenta, em Fragosos, onde vários veículos e caminhões que trafegam pela rodovia SC-418, sentido a Curitiba, estão sendo desviados para passar por uma antiga ponte de madeira, por dentro do bairro. Conforme ele isso se dá porque o trajeto é o mais próximo para a capital paranaense e sua atualização não é possível porque a via que está levando os veículos até a ponte, não está interditada.