• Vilmar Bueno, o ESPETO

CIRANDA POLÍTICA


Bastidores

Notícias de bastidores dão conta que um tucano de penacho nobríssimo, teria convidado o ex-vereador Edimar Salomon – PROS, para compor o governo de Tomazini. Ainda nada confirmado oficialmente. Mas seria uma escolha que mereceria aplausos, pois Edi tem uma trajetória política intocável e honesta, teve sete mandatos de vereador, sem falar que já foi secretário de obras, da agricultura, assessor de governo e assumiu como prefeito interino por 15 dias. E conhece o município e sua história como poucos.

Proteção à mulher

A vereadora Carla Hofmann (PSD), protocolou na sessão de ontem o Projeto de Lei, que dispõe sobre ações de proteção à mulheres que se sintam em situação de risco em bares, restaurantes, casas de eventos e similares. O projeto propõe um auxílio que será prestado pelo estabelecimento, o qual disponibilizará alguém que possa acompanhá-la até seu veículo, ou a solicitação de outro meio de transporte, e quando necessário fará a comunicação à polícia. Os estabelecimentos deverão ter cartazes afixados preferencialmente nos banheiros femininos ou em outros pontos informando a disponibilidade desse serviço.


Proteção à mulher II

Em outro projeto a vereador propõe que seja obrigatória a fixação de avisos do Disque Denúncia da Violência contra a Mulher, através do fone 180, em estabelecimentos como hotéis, pensões, motéis, pousadas, casas noturnas, bares, clubes, agências de viagem, salões de beleza, postos de combustíveis e outros. As placas devem conter o seguinte teor: “Violência contra a mulher: Denuncie disque 180. Central de Atendimento à mulher”. Os projetos irão à discussão e posterior votação nas próximas sessões da Câmara de Vereadores.


Testes

Na mesma sessão, a vereadora Carla Hofmann (PSD) apresentou uma indicação endereçada à Secretaria de Saúde, na qual solicita que sejam realizados testes rápidos para detecção da Covid-19 aos profissionais da área da educação que apresentarem algum sintoma da doença. Segundo a vereadora, a Secretaria de Saúde possui verba para uso no combate à pandemia, e que pode ser utilizada para os testes rápidos. Para ela, com essa ação, o poder público municipal irá contribuir para que a volta às aulas ocorra de forma mais segura para alunos e professores.


Pórticos

A vereadora Zuleica Voltolini – PP, solicitou, durante a sessão desta quinta-feira, ao poder público municipal, através de Indicação, que sejam implantados pórticos de sinalização na Avenida São Bento, uma das principais vias de entrada e saída do município, para direcionar a saída da mesma para cidades vizinhas, facilitando com isso o trânsito de turistas e visitantes dentro do município.


Restauração de mirantes

Os vereadores Carla Hofmann e Luiz Pesenti (PSD) apresentaram uma indicação conjunta endereçada à Secretaria de Obras e de Planejamento e Urbanismo para que sejam tomadas providências para restaurar os mirantes existentes na localidade de Rio Natal, um dos principais pontos de turismo rural do município. Segundo a justificativa da referida indicação, o mirante 1 possui alto risco para quem o visita.


Restauração dos mirantes II

A sugestão dada é que se construa um mirante com estrutura metálica naquele local, similar ao existente no Parque 23 de Setembro. Já nos mirantes 2 e 3, a solicitação é para que sejam trocadas algumas travessas danificadas. E o mirante 4 precisa ser refeito. E finalmente o mirante 5 não possui boa visibilidade, a sugestão apresentada é que o mesmo seja desmontado e em seu lugar sejam plantadas árvores nativas. Também é solicitado que seja feita uma roçada em todos esses mirantes.


MDB

Baixada a poeira do anúncio de que o MDB realizará prévias para a escolha do candidato a governador, o cenário é muito claro. Se tiver juízo, o partido, por meio de seus 187 mil eleitores, vai optar por Antídio Lunelli. Sem sombra de dúvidas, é a grande novidade com vistas ao próximo pleito, o fato novo. Dono de um perfil empresarial exitoso, tendo começado do zero e reeleito prefeito com mais de 70% dos votos numa cidade que nunca havia reelegido seu chefe do Executivo.


MDB II

A turma do Manda Brasa tem a chance de escolher, disparadamente, o melhor nome. Ah, mas tem o Celso Maldaner. Grande nome. Tem conduzido com maestria o MDB – o que, convenhamos, não é fácil – e tem boa atuação como deputado federal. Vem de uma família de políticos e também já foi prefeito de Maravilha, assim como sua mulher.​