• Vilmar Bueno, o ESPETO

CIRANDA POLÍTICA

Economia e recursos!

É louvável a decisão do prefeito Tomazini em procurar economizar o dinheiro do contribuinte, cortando gastos e outras ações. Mas em alguns casos, como por exemplo, a manutenção do departamento de projetos é imprescindível para a busca de recursos federais e estaduais. Pois é sabido que não sobra praticamente nada para investimentos em obras e serviços com recursos próprios.


IML/IGP

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina – IML, que estava interditado, teve o recurso deferido pelo prefeito Antonio Tomazini, e voltou a funcionar em São Bento do Sul.


IML/IGP II

O órgão estava interditado desde de 2020, pela Vigilância Sanitária do município - VS. Já o Instituto Geral de Perícias – IGP, que também tinha sido interditado em 2019, já tinha sido liberado.


IML/IGP

Com a decisão do prefeito Tomazini, acabou o sofrimento das famílias. Pois desde que o IML foi interditado, vinha causando muitos transtornos a familiares que perderam um ente querido, já que o corpo era levado para o IML de Joinville.


Bate e assopra

Na semana passada o vereador Paulo Zwiefka do DEM, chegou a pedir paciência com o secretário de obras, Jairson Sabino. Mas na sessão desta segunda-feira, mudou radicalmente o discurso. Disse que o secretário deve “parar de reclamar e trabalhar”. O vereador Hélio Alves do DEM e o Chicão do PP, também mudaram o discuto.


Na paz

Já quanto à vereadora Zuleica Voltolini – PP, ainda mantém o discurso “paz e amor”. Só não se sabe até quando.


Educação

O vereador Luiz Neri Pereira (Prof. Magrão deu início ao trabalho de contato direto com as unidades de ensino de São Bento do Sul. O vereador também destacou o entusiasmo dos professores e gestores das unidades com o retorno do ensino presencial, mesmo que com restrições e desafios a serem transpostos nesse momento.


Legislativo

A presidente do legislativo são-bentense, vereadora Carla Hofmann – PSD, recebeu ontem em seu gabinete, representantes do CREA e do Núcleo de imobiliárias da ACISBS para tratar de parcerias para atualização do Plano Diretor.


Legislativo II

Deve dar entrada hoje o Projeto de Lei dos ACTs. Após o prefeito Tomazini ter ouvido sugestões dos vereadores, o projeto deve ter mudanças para este, principalmente no que se refere a garantia de vagas, vale alimentação e outros benefícios.


Eleições

Se o deputado estadual Silvio Dreveck – PP, decidir disputar uma vaga na Câmara Federal, vai abrir espaço na região do Planalto Norte, para os candidatos a deputados estaduais.


Eleições II

Nossa região tem cerca de 300 mil eleitores, se somar os votos de Campo Alegre e Porto União, o que soma 14 municípios. E poderia ser fácil, fácil, eleger dois deputados estaduais. Mas aí é outra história, pois nos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra já estão ensaiando disputar uma vaga na Alesc, pelo menos 6 nomes. Sem falar que os paraquedistas levam 30% dos votos da região.