BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

CIRANDA POLÍTICA

Esclarecido Patrick Vicente explicou ontem ao blog, o motivo da troca de cargo. O fato é que sua mãe, Geovana Frank Rodrigues Vicente, que é a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Autistas – AMA de São Bento do Sul, e que deve continuar na direção da entidade, mas agora como cargo comissionado, já que ela se aposentou. E isso caracteriza nepotismo. E isso já estava acertado entre Patrick e o prefeito Tomazini. Claro, que poderiam ter evitado todo esse desgaste, se isso tivesse sido informado de antemão. Bom, assunto encerrado e vida que segue.

Pavimentação Conversei ontem com meu amigo particular, Vilson Bento, que assumiu um cargo ligado ao gabinete do prefeito Tomazin. E sua função será o de dar continuidade ao Programa Pavimentação Comunitária, que foi criado no governo de Fernando Tureck.

Pavimentação II E para minha surpresa, descobri que a gestão passada deixou a ‘Deus dará’ e sem a mínima atenção aos moradores de mais de 35 ruas, que já tinham manifestado interesse. Agora Bento está tomando pé da situação e o projeto novamente deve ser retomado com toda força. Sem falar que existe o interesse de moradores de pelo menos 100 ruas interessadas no programa.

Que coisa! Estou investigando um fato no mínimo curioso, deixado pela gestão passada em São Bento do Sul. Ano passado um deputado federal, informou que o município receberia uma emenda do parlamentar, para a compra de um ônibus. Até aí tudo bem! O problema é que já foi licitada a compra do veículo, mas ainda nada de chegar a tal grana prometida.

Tomara que chegue, né coisa!

Só aqui mesmo! Ontem o secretário de obras, Jairson Sabino, informou e mandou fotos de que teve que ‘patrolar o asfalto’, da Rua Dona Francisca. Realmente é o fim da picada.

Afundou! Sabino também descobriu que novamente nas imediações do antigo posto Dubento, uma sequência de tubulação quebrou e o asfalto afundou. Mas já foi resolvido ontem mesmo. Piscinão! E lá na Rua da Urca, que foi feito o asfaltamento, a empresa responsável deixou de brinde uma piscina para os moradores. Mas Sabino já informou que vai acionar a empreiteira.

Indicações Na primeira sessão em São Bento do Sul, alguns vereadores na ânsia de tentar dar respostas a seus eleitores, apresentaram algumas indicações, no mínimo equivocadas. Uma delas solicitou pavimentação asfáltica à secretaria de obras, e o correto seria para a secretaria de planejamento. Sem falar que deveria indicar de onde vem a grana.

Indicações II Outra indicação para a secretaria de obras, foi para troca de uma lâmpada. Tudo bem, isso também é importante. Mas o vereador poderia simplesmente ter ligado para o departamento de iluminação pública através do – 3635-5091, que a troca sairia bem mais rápido. Mas tudo por enquanto é aprendizado.

Nomeações O prefeito Tomazini nomeou um enfermeiro para a secretaria de assistência social. Até aí tudo bem! Mas nomear para a mesma secretaria um especialista em planejamento urbano e trânsito, realmente fica difícil de entender. Será que ele vai controlar a entrada e saída de veículos do pátio da secretaria. Convenhamos, fica difícil de entender. E a promessa de nomear somente pessoal técnico para certos departamentos.

Covid-19 O município de Rio Negrinho registrou mais uma morte por Covid-19 no final da noite desta segunda-feira. Uma mulher de 50 anos, que estava internada na UTI do Hospital e Maternidade Sagrada Família, em São Bento do Sul, não resistiu às complicações e faleceu às 22 horas desta segunda. Agora, já são 16 óbitos computados para a cidade.

Covid-19 II Nesta terça-feira o município contabilizou mais oito casos positivos, todos oriundos de exames feitos em laboratórios particulares. São 1673 casos confirmados, 1631 descartados e 1587 pessoas recuperadas. Seguem em monitoramento 260 pacientes, 70 estão em tratamento e 39 estão com suspeitas da doença. A Fundação Hospitalar atendeu 194 pacientes nas últimas 24 horas, sendo 25 deles com sintomas respiratórios. Na unidade seguem internados três pacientes do sexo masculino.

Covid-19 III Já em São Bento do Sul, segundo apontou o último boletim, divulgado ontem, foram confirmados 2972 casos de Coronavírus, sendo 2594 já recuperados; 328 em isolamento domiciliar, 04 em enfermaria, 02 em UTI e 44 óbitos. Portanto, devemos continuar nos protegendo, usando máscara, álcool gel e não fazer aglomerações.

Covid-19 IV Em Campo Alegre, os últimos dados informaram que existem 22 casos suspeitos, 639 confirmados, 610 já recuperados, 4 em isolamento domiciliar, 0 em UTI e 23 óbitos. Também foram descartados 1065 e 39 em monitoramento. E ainda em alta do monitoramento: 1111. Em SC O presidente Jair Bolsonaro estará em Santa Catarina nesta quinta-feira, 4. Ele vai participar de uma cerimônia de entrega de 225 veículos para a Assistência Social. A solenidade acontecerá às 14 horas, na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, em Florianópolis. Os automóveis foram adquiridos com recursos da emenda parlamentar da bancada catarinense em Brasília.

Em SC II A agenda foi viabilizada pelo deputado federal Daniel Freitas (PSL), coordenador da bancada catarinense. Ao todo, serão 147 municípios beneficiados através do Programa de Mobilidade de Assistência Social (MOB-SUAS). O prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml – PL, deverá estar presente, para receber um dos veículos.

Silvio Dreveck O deputado Silvio Dreveck – PP, esteve reunido esta semana com o secretário estadual de infraestrutura e mobilidade, Thiago Vieira. Na pauta, cobranças urgentes para obras em rodovias do Planalto Norte. Entre elas a mais urgente, a SC-477, que liga Papanduva/Major Vieira/Canoinhas.

Silvio Drececk II Na mesma oportunidade, tratou de um antigo pedido dos são-bentenses, a qual ele mesmo já vem trabalhando há mais de três anos. Que é construção de um trevo de acesso pela Avenida dos Imigrantes ao acesso a SC-418. Dreveck também garantiu junto ao secretário, uma audiência com lideranças da região, presencial ou virtualmente, para detalhar principalmente a situação calamitosa da SC-477.

Essas são as especulações! Entre os oito deputados catarinenses, que abriram voto em favor de Arthur Lira – PP, eleito ontem presidente da Câmara Federal, estão Geovania de Sá, Caroline De Toni, Angela Amin, Coronel Armando, Daniel Freitas, Darci de Matos, Ricardo Guidi e Hélio Costa) e somente dois, emedebistas (Carlos Chiodini e Celso Maldaner), apoiaram Baleia Rossi. Outros cinco parlamentares preferiram ficar calados e não tornaram públicas suas escolhas: Carmen Zanotto, Pedro Uczai, Fábio Schiochet, Rogério Peninha Mendonça e Rodrigo Coelho.