BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

CIRANDA POLÍTICA

No gabinete

O prefeito de São Bento do Sul, Antônio Tomazini – PSDB, semana passada voltou a atender em seu gabinete. Recebeu a deputada, Geovania de Sá, na quinta-feira, e na sexta-feira, esteve reunido com o seu primeiro escalão.


Reforma administrativa

Durante a reunião com os secretários, Tomazini voltou a defender urgência na aprovação da reforma administrativa, cujo projeto que ainda deve passar pela Câmara, promete uma redução de cargos e de gastos. A promessa de campanha é de uma economia de pelo menos R$ 2 milhões em 2021. É esperar para conferir.


Economia

Falando em cortes de gastos, se a gestão de Tomazini, revisar alguns contratos que eram mantidos na gestão passada, como por exemplo, nas licitações de compra de britas e cascalhos, contrato das trocas de lâmpadas, entre outros, e ainda o controle de gastos de combustíveis e outros gastos ‘ocultos’, a economia deverá ser muito maior.


Reajuste

Os servidores públicos municipais de São Bento do Sul, estão ansiosos para saber se o reajuste defendido pelo sindicato, seja mesmo de 4,5%, claro que esse índice não inclui nenhum ganho real.


Reajuste II

Mas o sonho dos servidores é que fosse concedido o reajuste somado o índice de 2020, que não foi concedido. Mas aí é outra história. Com a palavra o sindicato...


Legislativo

Hoje os servidores da Câmara de São Bento do Sul, devem voltar a trabalhar presencialmente. Claro, que todos os cuidados sanitários. Já que no dia 01 de fevereiro, iniciam as sessões ordinárias. E a expectativa é de que muitos projetos devem vir do executivo.


Legislativo II

A presidente, vereadora Carla Hofmann – PSD, nesses primeiros dias de 2021, trabalhou com vistas a conhecer a estrutura do executivo, bem como do próprio legislativo. Carla também demonstrou que terá um bom relacionamento com a imprensa. O que infelizmente não aconteceu nos últimos dois anos.


Educação

O secretário de educação, professor Josias Terres, terá um grande desafio em 2021, principalmente sobre a volta às aulas. As creches ainda não têm data para retorno, o ensino fundamental I e II, voltam em 8 de fevereiro, mas com alternância de frequência. Uma semana 50% e na outra os outros 50%. E claro, com todo cuidado sanitário devido a pandemia.


Vacinação

As mais de 47,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19, chegaram ontem em SC. O imunizante é da parceria Oxford/AstraZeneca e foi produzido na Índia.


Vacinação II

E hoje o governo de Santa Catarina, iniciou a distribuição de novo lote de vacina aos municípios. Desta vez a quantidade é bem menor que a recebida na semana passada.


Obras

A secretaria de obras de São Bento do Sul, terá muito trabalho com o fim das chuvas, previstas para esta semana. O secretário Jairson Sabino, certamente terá que ter um planejamento muito, mas muito bom.


Obras II

Pois como sempre acontece, os moradores sempre acham que a sua rua é sempre a mais importante. Mas eu particularmente acredito que as ruas por onde passa o transporte coletivo devem ser as prioritárias, e as que ligam um bairro ao outro.


Trégua

As chuvas devem dar uma trégua esta semana. Mas os estragos foram grandes nos municípios da região. Em Rio Negrinho, chegou a partir um asfalto recém construído. Com a palavra os senhores vereadores.


Baixando

A Defesa Civil de Rio Negrinho segue monitorando o nível do rio que corta a cidade. Na medição na régua do Samae, o rio continua a baixar lentamente, marcando 1,39 metros às 7h dessa segunda-feira. Saímos do nível de atenção às 9h de sábado, porém ainda há previsão de chuvas para os próximos dias.