BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Demora

O vereador Jairson Sabino – PSDB, voltou a cobrar providência para pequenos reparos em vias da cidade. Segundo o vereador, na Rua Gustavo katzer, onde já aconteceu um acidente com danos em um veículo. Esse buraca já foi consertado.


Retorno

O vereador Peti – PP, ressaltou a autorização da volta do transporte coletivo, eventos e outros. Também falou dos testes para o coronavírus, que serão realizados. Foram recebidos mil testes.


Retorno II

Ainda sobre o retorno de sessões presenciais, o presidente Peti informou que ainda no mês de junho continuarão online.


Trânsito

O vereador Marco Redlich –PP, confirmou para o final de junho, as mudanças que devem ocorrer nas Ruas Centrais, entre elas, na Rua ‘da delegacia’, que terá sentido único – centro – bairros, entre outras mudanças. Redlich também pediu atenção quanto a instalação das muretas para a ciclovia. Outro anúncio foi a finalização em breve dos espaços de lazer no Parque do Samae, na Avenida dos Imigrantes.


Portaria ilegal

Para o vereador Edimar Salomon – PROS, continua afirmando que o prefeito não pode, por Decreto, portaria, ou instrução normativa, reduzir o salário dos ACTS, e dos demais funcionários, Somente através de Lei. Isso que o prefeito está fazendo é Infra legal, e extra legal, essa decisão está abaixo da Lei. O vereador Mallon também se manifestou alertando para a ilegalidade da portaria.


Mudança

Na portaria que era para ser de 50% o corte nos salários de ACTs e passou para a25% no esporte também vai ser cortado em 25%. “Por que não cortar os R$ 9 mil por mês do vice, que não trabalha”, critica Edi.


Pé-vermelho?

Comenta-se que o novo destino do governador seria o MDB. Embora haja uma forte pressão contrária dentro do partido, as conversas estão ocorrendo entre o governador e lideranças emedebistas. Moisés já foi do MDB. Caso ele saia ileso da CPI e o impeachment fique em banho-maria, não será impossível seguir com o MDB Mas com a garantia de não disputar a reeleição.


Em SBS

Até às 16:30 horas do dia 01 de junho de 2020, foram confirmados 33 casos de

Coronavírus (Covid-19), sendo 11 já recuperados; 21 isolamento domiciliar; 1 em

UTI. Mas dois pacientes foram transferidos para Canoinhas, e um deles faleceu ontem.

Em SC

Santa Catarina já registrou 9.498 casos confirmados de Covid-19, dos quais 5.516 já estão recuperados e 3.836 permanecem em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 1º de junho. O novo coronavírus já causou 146 mortes no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,54%. Os óbitos mais recentes são os de um homem de Ponte Serrada (59 anos) e de duas mulheres, de Papanduva (57) e Navegantes (76). Esta última era a única dos três a não ter registro de comorbidades, mas integrava grupo de risco por ser idosa.


No Brasil

O Brasil registrou nesta segunda-feira (01/06) o total de 211.080 pessoas curadas do coronavírus. O número representa 40,1% do total de casos confirmados atualmente (526.447). Outras 285.430 pessoas seguem em acompanhamento médico. As informações foram repassadas e atualizadas até às 19h desta segunda (01) pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todos os estados brasileiros.

Até o momento, o país registra 29.937 óbitos, sendo que 623 foram registrados nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde nas últimas 24h, apesar de a maioria ter acontecido em outros dias. Isso porque as notificações ocorrem apenas após a conclusão da investigação dos motivos das mortes. Assim, do total de novos registros, 220 óbitos ocorreram, de fato, nos últimos três dias e outros 4.412 estão em investigação.