BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Está feia a coisa!

Dos 40 deputados catarinenses na Alesc, 39 votaram para a abertura de uma CPI no caso da compra dos respiradores e o afastamento do secretário da saúde. O governador Carlos Moisés está vendo sua inexperiência na condução política.


Bloqueio

E ontem a justiça bloqueou os R$ 33 milhões da empresa que vendeu os 200 respiradores e não entregou. Não dá para entender um governo que tem um gabinete de crise e não consulta antes de gastar milhões. Sem falar que em SC e no Brasil várias empresas já fabricam os equipamentos com preços em mais baratos.


Covid-19

Aqui na região já chegaram a 10 o números de casos suspeitos, 4 em Rio Negrinho, 4 em São Bento do Sul e 2 em Campo Alegre.


Covd-19 II

Portanto, temos que nos proteger, além de usar máscaras, uso de álcool e lavar as mãos, ficar em casa se possível.


Em SC

O Governo do Estado informou que há 2.085 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina. O dado foi divulgado por meio de entrevista coletiva nesta quarta-feira, 29, concedida pelo governador Carlos Moisés. A Covid-19 já causou 46 mortes no estado desde o início da pandemia. Os dois registros mais recentes são de homens moradores de Concórdia e Ituporanga, de 46 e 61 anos, respectivamente. Ambos faziam parte dos grupos de risco.


Em SC II

São Bernardino e São Martinho passaram a figurar na lista dos municípios que já têm pelo menos um caso confirmado, que agora tem 122 cidades. No topo está Florianópolis, que soma 336 casos. Em seguida, estão Blumenau (200), Joinville (173), Criciúma (119), Braço do Norte (94), Balneário Camboriú (93), Itajaí (86), Camboriú (68) e Concórdia (62).


Em SC III

Santa Catarina está com 91 pacientes internados nas redes pública e privada em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), entre casos confirmados de infecção por coronavírus (64) e suspeitos (27). Atualmente, o Estado está com 403 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação é de 13,9%. A recuperação evoluiu bem para 192 pacientes que deixaram a UTI e foram para leitos de enfermaria.


E daí!

O Ministério da Saúde registrou 78.162 casos de coronavírus e 5.466 mortes da doença no Brasil até as 14h desta quarta-feira (29), segundo informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Nas últimas 24 horas, foram 6.276 casos novos e 449 novos óbitos. Dos 78.162 casos confirmados atualmente, 34.132 estão recuperados (44%) e 38.564 estão em acompanhamento. Existem ainda 1.452 óbitos que estão em investigação. Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, Nelson Teich, durante audiência por videoconferência do Senado Federal na tarde desta quarta-feira (29).


E agora

Depois que uma pesquisa para uso interno em Rio Negrinho aponta que o pré-candidato a prefeito Dr. Caio Treml, aparece muito em avaliado, os demais partidos que querem o lugar do prefeito Julio Ronconi, estão reavaliando as coligações. Alguns desses partidos já oferecem o vice ao Caio, sem muitas exigências.


No paraíso

Em Campo Alegre, se continuar essa indefinição na coligação PSD/PP/DEM, a pré-candidata Alice do MDB continua numa situação muito boa. Tipo “Alice no país das maravilhas”.


Em São Bento do Sul

Um pouco parada as tratativas dos 6 pré-candidatos, que ao meu ver se confirma apenas 3. Por enquanto apenas discussões nos grupos dos próprios partidos. Nada de grandes novidades. Somente aquelas velhas promessas, que tudo será diferente...Então tá!