• Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Deu ruim!

O vereador Daguimar Nogueira – PSL, após repostar uma frase contra o presidente Bolsonaro, levou uma surra de críticas na internet. Vai ser difícil pedir votos tendo contra a grande maioria que em São Bento do Sul votou no presidente. E pior está ao lado do governador Carlos Moisés – PSL.


Vacinação

Em Rio Negrinho iniciou semana passada, no dia 17, a campanha de vacinação contra a gripe para um novo grupo de pessoas, nas unidades de Saúde de Rio Negrinho. A meta de vacinação este ano é para 12.104 pessoas, tendo até o momento 4.809 pessoas vacinadas, que corresponde a 34% de toda a população do município. A vacinação ocorre até o dia 8 de maio.


Em alta

As ações do prefeito de Rio Negrinho, Julio Ronconi, tem colocado ele na mídia e internet todos os dias. O já não acontece com os demais políticos que querem a vaga dele. Ao contrário do prefeito de São Bento do Sul, que se utiliza da mídia, muito menos da internet.


Baixa ocupação

A baixa taxa de ocupação de leitos de UTI foi um dos principais motivos que levou o governo do Estado a liberar novas atividades econômicas em Santa Catarina. Com a evolução controlada do número de casos graves, o Executivo teve sinal verde para acelerar as autorizações de funcionamento.


Baixa ocupação II

Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS reservados para Covid-19 é de 16,2%. São 62 pacientes em terapia intensiva, soma de 31 confirmados e 31 suspeitos, e 381 leitos disponíveis. O Estado tem ainda outros 40 pacientes que estão internados em UTI em unidade privadas.


Baixa ocupação III

A situação é bem diferente na comparação com outros estados. No Amazonas, Ceará, Pará e Pernambuco, a taxa ultrapassou 90%. No Rio Grande do Sul, São Paulo, Amapá e Rio de Janeiro o índice já superou 50% e ligou o alerta das autoridades.


Na região

A região de São Bento do Sul, que engloba Rio Negrinho e Campo Alegre, até o momento não teve novos casos de coronavírus, os casos de São Bento e Rio Negrinho, já estão curados. Isso é positivo. Os municípios de Mafra, Monte Castelo, Papanduva e Itaiópolis, também os casos não são graves e ou curados.


É o que temos!

Pelo andar da carruagem, a partir de agora teremos que conviver com o coronavírus, portanto, a vida vai continuar, claro, que isso se impõe trabalhar para sobreviver. Pois os cuidados acredito que todos já aprenderam.

Prorrogação

No Senado, as propostas legislativas de adiamento das eleições municipais, de 2020 para 2022, vêm ganhando força. O senador Major Olimpio (PSL-SP), por exemplo, defende a unificação dos pleitos federais, estaduais e municipais, evitando assim os gastos com as campanhas eleitorais deste ano. A economia esperada, segundo o senador, seria de até R$ 1,5 bilhão, além dos recursos do fundo eleitoral, que não seriam utilizados. Ele anunciou que pretende apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para viabilizar o adiamento.