BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Informações

Durante a sessão de ontem na Câmara de São Bento do Sul, o médico, Dr. Ricardo Larroyed de Oliveira, do setor de epidemiologia, e de modo transparente e com linguagem para todos entender, respondeu questionamentos dos vereadores sobre o coronavírus. Foram várias perguntas.


Informações II

Os vereadores elogiaram o médico, por ser transparente e não esconder o que pensa sobre a crise.


Informações III

Sobre o avanço da doença, o médico explicou que não se pode saber se isso vai se confirmar, pois o Ministério da Saúde acredita que pelo menos 70% da população vai pegar o coronavírus. Mas por enquanto a solução é a proteção, com o uso da máscara o uso do álcool em gel, e o distanciamento social.


Informações IV

O médico ainda deixou claro, que até o momento não existe vacina muito menos medicamento para a cura da doença. “Mesmo que se tenha falado muito sobre a hidroxicloroquina, e ou cloroquina, o ministério da saúde, ainda não tem resultados de pesquisas conclusivas, ou seja, já se sabe, por exemplo, que 10% das pessoas com problemas cardiopáticos, podem morrer devido aos efeitos colaterais, entre outros efeitos.


Informações V

Sobre as estruturas no hospital Sagrada Família, ele informou que hoje existem 10 leitos de UTI. Mas alertou que mesmo que se consiga mais leitos de UTI e novos respiradores, nesse momento é muito difícil conseguir intensivistas. “Hoje esse profissional estão sendo disputado a tapa pelo municípios maiores”, enfatizou. Alertando, que o respirador pode matar com o excesso de ar como com a sua falta.


Informações VI

Sobre o caso confirmado de coronavírus na cidade, já está curado, e sua família não pegou a doença. Aqui na cidade, os casos não tiveram um pico de crescimento como aconteceu em outras cidades do estado. “Fizemos a lição de casa, mas alerta que não se devem se enganar e relaxar, a doença não acabou.


Informações VII

Sobre a compra das EPIs, já foram comprados desde fevereiro, explicou Rodrigo. Sobre os teste, já foram feitos em funcionários da saúde, em casos com gripes e seus sintomas. Hoje o município tem 90 testes RT-PCR e 100 testes rápidos. Mas ainda estão comprando mais testes.


Informações VIII

Sobre o hospital de campanha, o médico explicou que depois que o governo do estado resolveu através de licitação para 10 hospitais de campanha, ainda não se sabe como isso vai acontecer. Mas a secretaria de planejamento está trabalhando em várias opções para apresentar para o estado, por que, o município não consegue bancar esses custos.


Radical

O vereador Jairson Sabino - PSDB, diz que prefere morrer ao ter que usar produtos vindos da China, se acaso pegue o coronavírus.


Números na região

São Bento do Sul - - Casos Suspeitos: 3

- Casos Confirmados: 01

- Casos Descartados: 45

Casos de síndrome gripal:

- Monitorados: 175

- Alta do monitoramento: 262


Rio Negrinho

O prefeito Julio Ronconi, informou que segue sem novos casos suspeitos de coronavírus. Temos no momento 25 casos sendo monitorados por nossas equipes de Saúde. Falou ainda que é sempre é importante frisar sobre a necessidade do uso de máscaras, caso precisem sair de casa, lembrando ainda que a Prefeitura de Rio Negrinho está com o edital aberto para credenciamento de pessoas que tenham interesse em produzir máscaras de tecido. Em Campo Alegre, são 04 descartados, 08 monitorados e 11 tiveram alta.


SC

Santa Catarina chegou aos 1091 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. O balanço foi divulgado por meio de entrevista coletiva nesta terça-feira, 21. Desde o início da pandemia, 37 mortes já foram causadas pela Covid-19. Os óbitos mais recentes foram de dois homens, um residente em Florianópolis de 53 anos e um de Pouso Redondo, de 49. Este último apresentava comorbidades, enquanto o morador da Capital não fazia parte de grupo de risco.


Brasil

Subiu para 2.741 o número de mortes por causa da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, segundo informou hoje (21) o Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 166 novos óbitos relacionados à pandemia. Já são 43.079 casos de pessoas infectadas no país, com 2.498 novos registros confirmados de ontem para hoje. A taxa de letalidade — percentual de mortes em relação aos pacientes contaminados — é de 6,4%. Segundo o Ministério da Saúde, 24.325 pessoas se recuperaram da doença (56,5%.


PROS

A diretoria executiva do PROS comandada pelo vereador Edimar Salomon, está trabalhando a todo vapor, parece que já tem uma nominata de vereador completa. Essa decisão do Edi, acabou bagunçando o tabuleiro de xadrez no jogo político.