• Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política

Coronavírus

Estamos passando por momentos preocupantes com o novo coronavírus, por isso, temos que nos proteger e colaborar com as orientações das autoridades de saúde.


Coronavírus II

Mas não é preciso “pirar”, portanto, evite assistir, ler ou ouvir notícias que podem causar ansiedade ou estresse; procure informação principalmente para tomar medidas práticas para preparar seus planos de proteção para você e seus entes queridos.


Repercussão

Ainda repercute em toda a região, a filiação do ex-prefeito Alcides Grohskopf, que deixou o MDB e se filiou no mesmo partido do prefeito Julio Ronconi, o seja, o PSDB. Principalmente, por que a menos de quatro anos, estavam disputando eleições como adversários.


Fatos

Mas isso não é um fato isolado, pois muitos políticos trocam de partido todos os dias e há muitos anos. Veja o caso do Tomazini, que esteve o então PFL, depois DEM e agora está no PSDB. E foi candidato a vice de Magno Bollmann do PP, e agora é o seu principal opositor. O ex-deputado Gelson Merisio, que disputou o governo contra o PSL, o MDB e o PSDB e hoje está filiado no PSDB. Ainda posso citar o vereador Nivaldo Bogo e outros que vem por aí. Eu poderia ficar aqui um ano citando casos de troca de partidos.


Rebatendo

O ex-vereador e ex-presidente do MDB, Luiz Sieves, a nota oficial do partido, rebateu as colocações – “De correto e digno da fala dos "companheiros" só o fato de eu já haver acenado com o desejo de saída. De resto, juntos, sequer interpretam um mero texto da carta corretamente! Se concluem coisas que eu não disse, imaginem as decisões”, frisou.


Prazos

E falando em filiações, os candidatos que pretendem concorrer aos cargos de prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2020 devem estar com a filiação deferida pelo seu partido político até o dia 4 de abril. A data limite foi estabelecida pelo TSE por meio do Calendário Eleitoral de 2020. A lista de filiados deve ser encaminhada até 15 de abril à Justiça Eleitoral pelos partidos políticos via sistema Filia, que substituiu o antigo FiliaWeb desde 9 de setembro de 2019.


Protestos

Os protestos em São Bento do Sul, comandado pelo líder do presidente Jair Bolsonaro, Newton Mendes, reuniu poucas pessoas. Mesmo assim mostraram suas indignações contra o Congresso Nacional. O estranho é que Mendes reside em Campo Alegre, por que então não fez o protesto na Festa da Ovelha.


Audiência pública

A fim de que a população participe efetivamente do processo de elaboração do Plano na sua cidade, realizar-se-á audiência pública na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, no dia 01 de abril de 2020, às 14hs, com o objetivo de apresentar à sociedade os aspectos gerais do planejamento das ações, em especial as propostas de gestão relacionadas aos resíduos sólidos gerados no município (com a respectiva validação da alternativa selecionada. A audiência será realizada pelo Samae.