BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Ciranda Política



O Dia “D”

Hoje a partir das 14 horas na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, os senhores vereadores irão discutir e votar o relatório da Comissão de Investigação, que tem como principal investigado o ex-secretário de obras, ex-vereador e atual vice-prefeito Márcio Dreveck- PP. As denúncias que recai sobre ele, são pelas famosas rachadinhas e concussão.


O Dia “D” II

E concussão, cujo crime é tipificado no art. 316 do Código Penal Brasileiro, é o ato de um servidor público exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. O crime de concussão tem pena de reclusão, de 2 a 8 anos, e multa. Por sua vez, a corrupção passiva tem pena de reclusão, de 2 a 12 anos, e multa. Salientando, porém, que se acaso for cassado o seu mandato, ele perde o cargo de vice, e consequentemente o salário de vice. Já na justiça os supostos crimes, poderão ser aplicado conforme o CP.


O Dia “D” III

Mas nos bastidores, corre que a votação será política, ou seja, o PP a princípio poderá votar pela sua absolvição, mas sabe-se que em princípio tem apenas 3 votos, já que o vereador Edimar Salomon, já não vota mais com o PP. E para cassar e aprovar o relatório, se acaso for pela cassação, são necessários pelo menos 7 votos. A expectativa é como serão os votos dos vereadores Daguimar Nogueira e do suplente Fernando Viliczinski, já que Zwiefka é parte interessada. Sem falar que alguns vereadores também estão indecisos sobre uma cassação, já que tanto Márcio como Godoy ainda não foram julgados por nenhum crime. E daí, poderão através de uma liminar retornar ao cargo. A votação do relatório contra o vereador Godoy será nesta quinta-feira, às 09 horas.


O dia “D” IV

Hoje será um dia para os vereadores entrarem para a história do legislativo. Sem falar que tudo que disserem em suas justificativas, poderá e com certeza será usado nas eleições deste ano.


Aprendendo

O presidente da Acisbs Ismar Becker esteve esta semana visitando o prefeito de Pomerode Ércio Kriek- DEM. Na pauta, conhecendo o processo da reciclagem dos resíduos sólidos, que deve iniciar em São Bento do Sul.


Limpeza

O prefeito de Rio Negrinho Julio Ronconi, postou vídeo onde acompanha a segunda etapa da limpeza do leito do rio Negrinho. “Com a devida licença ambiental vamos retirar galhos e árvores caídas para dar maior vazão ao fluxo de água, procurando minimizar os problemas com enchentes na cidade. Essa é mais uma etapa desse trabalho tão aguardado sendo realizada”, explicou.


Preocupação

Alguns líderes do PP do vice Sebastião Kosn de Campo Alegre, estão preocupados com o resultado das eleições. Um dos motivos é que depois de oito anos no poder, o povo poderá querer mudar tudo. Realmente uma preocupação que procede. As opções para mudanças estão nos nomes de Willian Sabino – PSL ou o MDB, que ainda não definiu seus nomes, ou ainda, o DEM de Raul Johanson.


Bastidores

Em Rio Negrinho, depois de muita disputa entre os ex-prefeitos Alcides Grohskpf e Osni Schroeder, está se encaminhando um palanque com os dois do mesmo lado. E quem defendo isso é o próprio Osni. Na realidade, mesmo Alcides fora do MDB, o seu patrimônio político não se pode descartar.


Agora vai!

Na decisão referente à SC-418, o Tribunal de Justiça determinou ainda a implantação de “medidas eficazes” para a manutenção periódica da rodovia estadual entre Joinville e Campo Alegre, na Serra Dona Francisca. O acordão do TJ, publicado na semana passada, atendeu parcialmente ao recurso do Ministério Público de Santa Catarina e deu prazo de um ano para o governo do Estado recuperar a estrada. Quer dizer, acho que vai!