top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Chuva retorna a Santa Catarina e acumulados podem chegar a 200 milímetros, diz Defesa Civil



Estado

Após dias de tempo seco e com predomínio do sol em Santa Catarina, a semana do feriado da Proclamação da República será marcada pelo retorno da chuva frequente e volumosa. Segundo a Defesa Civil, as mudanças no tempo são provocadas por conta da atuação de duas frentes frias e os acumulados nos próximos dias podem chegar a 200 milímetros.


A primeira frente fria avança sobre o Estado entre terça (14) e quarta-feira (15), recebendo reforço de calor e de umidade da região Norte do Brasil. Essa condição favorece a formação de temporais, que podem vir acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo, principalmente no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Neste período, nas demais regiões, a chuva é menos abrangente, mas ainda há possibilidade de temporais isolados.


Já entre a quinta-feira (16) e o sábado (18), a segunda frente fria irá se formar e avançar lentamente por Santa Catarina. Neste período — principalmente no sábado — os acumulados podem ser expressivos e bem distribuídos pelo Estado. A Defesa Civil diz que pode variar entre 70 e 120 milímetros.


“Por conta da passagem das frentes frias, combinadas à presença de calor e umidade, os volumes esperados na próxima semana são expressivos, podendo registrar valores médios entre 150 e 200 milímetros, com pontuais acima, principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Vale do Itajaí”, diz nota publicada pelo órgão.

A Defesa Civil frisou, porém, que a previsão do tempo pode variar de acordo com a atualização dos modelos meteorológicos no decorrer da semana. Disse ainda que segue em monitoramento intensificado e, qualquer alteração do panorama previsto, novas informações serão divulgadas.

Comentarios


bottom of page