BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Chaminé da Cimo recebe proteção



Rio Negrinho

Uma proteção foi instalada no topo da Chaminé da Cimo, com o objetivo de garantir a proteção contra infiltrações de água no local, e dando proteção ao monumento histórico de Rio Negrinho. A tampa foi instalada pela Prefeitura de Rio Negrinho e, na mesma ocasião, o Rotary Club já realizou a pintura dos letreiros CIMO.

A Chaminé da Cimo é considerado como um dos principais cartões-postais da cidade, e foi o único item que restou da imponente fábrica de móveis que existia no centro da cidade, que em seu auge chegou a ser considerada como a maior da América Latina. “A tampa tem o objetivo de prevenir que a chuva caia e danifique ainda mais a estrutura da chaminé”, explicou o prefeito Julio Ronconi.

Ele ainda informou que foi dado início ao processo de tombamento histórico da Chaminé da Cimo, atendendo a um pedido da Associação de Historiadores de Rio Negrinho, já recomendado também pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais. “Este tombamento histórico tem o objetivo de garantir que este patrimônio seja mantido com sua característica original”, frisa o prefeito.