top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Centro Social em posse do Município


São Bento do Sul


Serra Alta, o maior bairro de São Bento do Sul, agora conta com um espaço próprio, amplo e que poderá receber investimentos por parte do Município para tornar sua estrutura ainda mais atrativa para o desenvolvimento de trabalhos sociais e esportivos. Trata-se do Centro Social Urbano, inaugurado no ano de 1983, que estava em posse do Estado e, agora, após dois anos de trabalho administrativo e jurídico, é propriedade da Prefeitura Municipal. 



Conforme explica o secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, no início da atual gestão identificou-se que havia a necessidade de disponibilizar um imóvel público para instalação de atividades voltadas à comunidade. “Então verificamos vários imóveis, chegando ao Centro Social Urbano, mas não podíamos investir recursos aqui, por ser imóvel do Estado. Sendo assim, junto com o Gabinete, a Procuradoria e a Fundação Municipal de Desportos, fomos atrás para ver se conseguiríamos trazer para o Município”, conta Gilmar.


A partir desta união de esforços deu-se uma articulação intensa para que se firmasse a transferência. “A administração promoveu um diálogo intenso em Florianópolis para dar andamento ao processo. A doação havia se dado em 2011, porém, nunca havia se efetivado. Inclusive a Lei anterior já havia sido revogada, pois o prazo para ter se feito os trâmites era de dois anos. Então tivemos que iniciar tudo novamente. Projeto de Lei para receber o imóvel, trabalho de cartório e demais procedimentos . Mas agora estamos felizes com a conquista”, diz o prefeito Antonio Tomazini.


O espaço


O local tem como finalidade ser ambiente para programas e projetos que beneficiem as pessoas que mais precisam, através da Secretaria de Assistência Social e Fundação Municipal de Desportos. A intenção da Prefeitura é que a área de 7 mil metros quadrados possa ser otimizada e entregue mais serviços para a população da região de Serra Alta. “Hoje já temos aqui a Horta Comunitária, o projeto Mãos Estendidas e outras ações. Com a melhora do local, certamente teremos condições de oferecer muito mais”, observa o prefeito.


Para o presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Luciano Weidner, a intenção da administração em potencializar o Centro Social Urbano é uma ferramenta para formar atletas e adultos comprometidos. “Nos últimos três anos buscamos levar o esporte para os bairros, descentralizando as escolinhas, centros de treinamentos e oportunidades para o público que mora em outros pontos.  Já temos três oficinas aqui com cerca de 90 crianças e mulheres treinando e quem sabe faremos um ginásio novo”, idealiza Luciano.

Comments


bottom of page