top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Centro de Inovação - Assinada ordem de serviço para retomada das obras



São Bento do Sul

Nesta segunda-feira, dia 13, foi assinada a ordem de serviço para conclusão das obras do Centro de Inovação do Planalto Norte. Os trabalhos iniciaram há 9 anos e há cinco estavam paralisados, porém, com empenho das equipes do governo municipal, agora será possível retomar a construção do espaço.


Conforme destacou o prefeito Antonio Tomazini, esta é mais uma conquista para a população, pois vários projetos que estavam há anos sem solução, estão sendo concluídos. “Com muito trabalho, estamos conseguindo resolver pendências antigas e que precisavam de solução, como por exemplo o plano diretor, geoprocessamento, licitações das funerárias e transporte coletivo, obras de infraestrutura e agora, a continuidade das obras do Centro de Inovação. Cabe ressaltar que este é mais um investimento pensando em um ambiente preparado para apoiar o ecossistema de inovação regional, conexão entre empreendedores e investidores, além do incentivo a projetos e programas da área tecnológica”, disse Tomazini.


De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine, visando entregar a estrutura localizada no bairro Centenário, foi necessário um trabalho árduo para adequações no projeto. “Assim que as alterações foram feitas, o Governo do Estado autorizou realizar a licitação, podendo seguir com a contratação da nova empresa vencedora do certame. Caso não tivéssemos realizado essas adaptações, teríamos que fazer a devolução dos recursos ao Estado, superiores à R$ 4 milhões. Com a implantação deste Centro, haverá uma referência concreta da cultura da inovação almejada, oportunizando a geração de crescimento social e econômico local, com um espaço adequado para articulação entre governo, empresas e sociedade civil”, explica.

Ao todo, serão mais de R$ 7 milhões para concluir toda a obra, através de convênio com o Ministério do Trabalho e Governo do Estado, com um prazo de 10 meses para conclusão. A Secretaria de Planejamento e Urbanismo, através dos engenheiros civis Rodrigo Schreiner e Marcelo Milla (diretor de planejamento), serão os fiscais da obra e acompanharão todo o processo até a entrega do Centro de Inovação.


Imbróglios - Com um edifício de 2.200 m2, no ano de 2014 foi dado início às obras do Centro de Inovação em São Bento do Sul, sendo paralisada em 2015, por conta de divergências e dificuldades na execução da obra pela empresa responsável. Após ajustes, a obra foi retomada em 2018, porém, novamente a empresa vencedora da licitação não conseguiu finalizar o contrato firmado, paralisando a obra em 2019. Em 2021 e 2022, após vistorias técnicas do Governo do Estado e também com diversas adaptações realizadas no projeto, foi realizada uma nova licitação no dia 26 de janeiro de 2023, com contrato firmado nesta segunda-feira, dia 13, para a nova empresa OMS Engenharia dar início aos trabalhos.


Jonei Marcos Schritki

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul

bottom of page