top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Censo demográfico do IBGE inicia na segunda-feira



São Bento do Sul

A partir da próxima segunda-feira, dia 1º, inicia o Censo Demográfico 2022, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Esta é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.


O prefeito Antonio Tomazini recebeu, nesta sexta-feira (29), o agente recenseador do IBGE de São Bento do Sul, Adriano Fernandes, e foi orientado sobre como funcionará o Censo neste ano. “É algo de extrema importância e esperamos a colaboração da população na participação do censo, recebendo os recenseadores e contribuindo com as informações. Esses dados são necessários para que posteriormente possamos adotar e melhorar os serviços relacionados a políticas públicas, pensando no melhor para cada munícipe”, frisou o prefeito.

Conforme explicou Adriano, os agentes estarão passando nas residências e aplicando o Questionário Básico através de um dispositivo móvel de coleta, que investiga as principais características do domicílio e dos moradores. “Todos os recenseadores estarão devidamente caracterizados, com coletes e crachás. Além disso, o cidadão que tiver alguma dúvida poderá procurar no site do IBGE, informações sobre a matrícula ou CPF do agente e confirmando a sua identidade”, explica.

Adriano ainda destaca que o principal objetivo do censo é justamente coletar informações atuais. “Por exemplo, eu consigo ter uma base da idade das pessoas por região, ou seja, se eu tenho muitas crianças nascendo em um determinado bairro, será possível através desses dados, aplicar ações de melhoria, como construção de alguma creche ou algo neste sentido, tudo pensando em um futuro melhor para a população”, finaliza.

Oportunidade para ser uma agente recenseador

Em São Bento do Sul, ainda há vagas de emprego disponíveis para quem deseja atuar como agente do IBGE. As inscrições vão até o dia 3 de agosto, através do processo seletivo simplificado complementar, de nível fundamental completo.

São 20 vagas em São Bento e a previsão de contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma presencial nos postos de coleta do IBGE, hoje localizados na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, no horário das 8 às 17 horas, ou solicitando o formulário através dos e-mails:

A principal função do recenseador é entrevistar os moradores de cada domicílio da sua região. Como a remuneração é por produção, pode variar dependendo do tempo dedicado e da quantidade de entrevistas feitas, mas estima-se que fique cerca de R$ 2.400 para 40 horas semanais.

A jornada de trabalho mínima é de 25 horas semanais com carga horária flexível, e quem participar vai receber um treinamento antes de fazer as entrevistas.

A seleção será feita por análise curricular, com base na escolaridade e idade dos candidatos classificados.

bottom of page