top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Castração de cães e gatos através de mutirão



São Bento do Sul

A Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a contratação de uma clínica veterinária especializada para castrações em regime de mutirão por unidade móvel. O investimento, pelo período de seis meses, será de R$ 182 mil para 700 procedimentos cirúrgicos em cães e gatos, incluindo a implantação de microchip.


De acordo com o edital de contratação, a clínica deverá conter em sua equipe de trabalho, dois médicos veterinários, sendo um cirurgião e um anestesista, além de auxiliar técnico em veterinária ou formando em veterinária. Há ainda a participação de mais um médico veterinário ou auxiliar veterinário responsável pela triagem e pós-operatório dos animais, um administrativo para preenchimento de fichas e cadastros e um responsável para auxiliar na contenção dos animais.

A ideia é levar a unidade móvel aos bairros do município. Com isso, será possível atender um grande número de animais, em especial os que são de famílias de baixa renda, que não têm condições de pagar pelo procedimento. Hoje, por exemplo, os tutores possuem dificuldade de locomoção para levar o seu animal até a clínica, com a unidade móvel o serviço será agilizado.


A clínica contratada também deverá fornecer todos os medicamentos e kits cirúrgicos de uso para realização das castrações nas fases de pré, trans e pós cirúrgico devidamente esterilizados. Além disso, a empresa também deverá ficar de sobreaviso para atender casos de emergência no pós-operatório.

Atualmente, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já realiza os procedimentos através de uma veterinária do município e conta com uma parceria da instituição de ensino UniSociesc, onde através de um convênio, oferece o serviço gratuitamente para a Prefeitura.


Objetivo é zerar a fila de espera

A Secretaria de Agricultura possui atualmente, cerca de 150 cadastros de tutores que desejam participar do programa de castração. Neste ano, foram realizados 189 procedimentos pela veterinária da Prefeitura, além de 123 procedimentos entre caninos e felinos feitos através da parceria com a UniSociesc.

Por conta disso, o objetivo da Prefeitura, através do mutirão, é zerar a fila de espera e atender todos que possuem cães ou gatos que necessitam ser castrados. Porém, para participar do programa, os tutores precisam preencher uma ficha de cadastro e se enquadrar em alguns critérios, sendo eles:


• Comprovação de renda familiar de até três salários mínimos ou cadastrados no Cadastro Único junto à Secretaria de Assistência Social;

• Participação de palestra de orientação sobre os cuidados pré e pós cirurgia;

• Assinatura da autorização para o procedimento cirúrgico;

• Comprovação de que é morador do município de São Bento do Sul.

Em caso de dúvidas para cadastro, é possível ligar para a Secretaria de Agricultura pelo telefone (47) 3633-1367. O prédio da secretaria fica localizado no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, na Rodovia dos Móveis, próximo ao trevo do Mato Preto.


Baixe a ficha de cadastro através do link:


bottom of page