top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Capacitação para profissionais do Samu



São Bento do Sul

Na terça-feira, dia 13, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Bento do Sul e Rio Negrinho estiveram com a equipe de Atenção Especializada em Saúde Mental (Ament), para uma capacitação de contenção de pacientes. O encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper.

De acordo com a coordenadora do Samu de São Bento, Andréia Knapik, esta troca de experiências é importante, pois em muitos casos de ocorrências psiquiátricas, por exemplo, os socorristas precisam ter uma abordagem cuidadosa com os pacientes. “Existem muitos protocolos diferentes, de como agir e abordar o paciente, então a ideia era trazer uma roda de conversas, onde conhecimentos poderiam ser trocados”, frisou.

A psiquiatra Letícia Cristine Ribas foi uma das convidadas para apresentar alguns ensinamentos sobre o assunto. ”Temos, por exemplo, a técnica de oito. Ela serve para acalmar o paciente. Quando mais calmo e em alguns casos medicado, ele é mobilizado para contenção”, explicou.

Informações e foto: Larissa Mayara Hirt da Maia


Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul

bottom of page