• Vilmar Bueno, o ESPETO

Candidatos debatem pleitos dos servidores públicos municipais




São Bento do Sul

No dia do servidor público, o debate online realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, teve a presença de cinco candidatos, Tomazini – PSDB, Edimar Salomon – PROS, Ismar Becker – PSDB, Tadeu do Nascimento – PT e Nivaldo Bogo – PODEMOS. O atual prefeito e candidato à reeleição, Magno Bollmann – PP, não compareceu.


Após as apresentações, os candidatos por sorteio responderam perguntas tendo como mediadora, a radialista Linda Tomelin.


Os candidatos responderam cinco perguntas, entre os principais temas estavam o pagamento da hora atividade, o estágio probatório, reajuste salarial, contratação de um médico do trabalho. Além do questionamento acerca da pauta apresentada pelo sindicato, se poderiam implantar já no primeiro ano, e se concordavam ou não sobre as reivindicações.


No geral todos os candidatos se comprometeram a atender os pleitos, mas claro, que também ressaltaram que para atender essas reivindicações, principalmente no que tange o aumento dos gastos com a folha, precisam se ater ao orçamento, e não ultrapassar os limites prudenciais.


Os candidatos responderam resumidamente, os questionamentos da pauta dos servidores, até por quê, o tempo era limitado e muito curto. Pela ordem de sorteio:

Tomazini – ACTs irão ter vale alimentação. Prometeu valorizar os efetivos. E vai enxugar a máquina pública, prometendo o diálogo com o servidor.

Ismar – Também disse que vai pagar o vale alimentação aos ACTs, e o dinheiro vai sair do corte de comissionados. Sobre as demais demandas da pauta, vai depender do limite de gastos da folha.

Bogo – Falou em equiparar o vale alimentação entre os servidores do Samae e prefeitura. Sobre a redução da carga horária em 25% devido a causa de doenças (câncer), disse que é uma questão de humanidade.

Tadeu – Diz que vai cumprir toda a pauta, dentro da legalidade. E vai valorizar o servidor.

Edi – Também garantiu os direitos dos servidores e se eleito vai trabalhar para cumprir. E que isso já faz parte do plano de governo.


Nas redes sociais, logo após o fim da transmissão foram contabilizados quase duas mil visualizações e mais de mil e oitocentos comentários.


Nesta quinta-feira, os candidatos de Campo Alegre, Willian Sabino – PSL, Sebastião Kons – PP e Alice Grosskopf – MDB, também participaram do mesmo debate. E como a edição do Tribuna fechou na manhã de quinta-feira, o resultado será publicado na próxima semana.