BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Campos do Quiriri um dos destinos turísticos da região


Campo Alegre

O conjunto de montanhas que compreende o Quiriri possui cerca de 30 cumes, cuja altura varia entre 1.300 a 1.580 metros. Dessas elevações é possível enxergar o mar e algumas cidades do norte do estado, como Joinville e as montanhas da Serra Dona Francisca, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e a Baía da Babitonga, sempre em dias de tempo bom. Quiriri na língua tupi guarani significa “Silêncio Noturno”, e contam os antigos que ali era morada de índios e bugres.





Os carroceiros que ali passavam sentido Curitiba escondiam seu ouro nas grutas do Quiriri para não serem assaltados pelos índios, pois as montanhas possuem várias cavernas, e também nascentes de água cristalina.


O local faz parte de uma Área de Proteção Ambiental, que compreende os municípios de Campo Alegre, Garuva e Joinville. Há também uma casa disponível para aluguel por dia. O acesso ao topo das montanhas se dá a 56 km do centro da cidade, por estrada não pavimentada.




E hoje os turistas já podem contar com os passeios pela região, e conhecer paisagens que são de tirar o fôlego, além de conhecer, tirar fotos fazer filmagens, e claro, saborear a gastronomia local. Os interessados em realizar passeios e outras atividades na região, devem procurar as empresas - Cambará Adventure e a Travelum, que atuam em Campo Alegre e região.


Fotos: Élcio Munhoz