top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Campo Minado - Narkopédio



Rachadinhas I


Dinheiro na cueca que nada, segundo ficou apurado pela polícia, parte do dinheiro era deixado por uma funcionária em um envelope, dentro duma lixeira nas dependências da Câmara de Vereadores e o vereador passava recolhendo.



Rachadinhas II


O inquérito policial que apurou as rachadinhas agora segue para o Ministério Público, que fará as devidas providências e encaminhamentos que o caso merece.


Acordo de não persecução penal foi criado pela Lei 13.964/20

Passou a vigorar em nosso sistema jurídico processual penal desde janeiro de 2020, o instituto do acordo de não persecução penal, instituto de caráter pré-processual, negociável entre acusado e representante do Ministério Público, com homologação do juiz. Pois bem seria esse um dos caminhos a seguir pelo nobre vereador.


O que poderá acontecer

Se for feito o tal acordo de não persecução penal, poderá haver a renúncia ao mandato pelo vereador com a devolução dos valores aos lesados, também se afastar da vida política por tempo determinado, entre outros termos.


Atendentes Educativos


Quanto a proposta da prefeitura em relação à alteração da carga horária de 6 para 8 horas diárias, para as/os atendentes educativos entendo que:


Se 6 horas equivale a 100% da carga de trabalho diário, cada hora equivale aproximadamente 16,66%, então 2 horas a mais diariamente seria 16,66% X 2, chegando ao índice de 33,32% de reajuste, simples assim.


Estacionamento rotativo I

Quase impossivel estacionar no centro de São Bento do Sul, descobrimos que realmente o estacionamento rotativo é um mal necessário. Mas bem que poderiam seguir o exemplo de Joinville que oferece 907 vagas de estacionamento rotativo nas áreas centrais. Funcionando das 8h30 às 18h30 de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados. Nas ruas sinalizadas, o usuário tem o direito a manter o carro na vaga uma vez por dia, durante duas horas, de forma gratuita.

Lá o não cumprimento da norma é penalizado como infração grave, com a perda de cinco pontos na CNH e uma multa no valor de R$ 195,23. O veículo também pode ser guinchado. O atual modelo de estacionamento rotativo, gratuito, foi implantado em Joinville em 2019.

Estacionamento rotativo II

Aqui optaram por manter o estaciomento pago e ainda a mesma empresa que já vinha prestando o serviço, lógicamente após o devido processo licitatório, mas agora vamos ficar aproximadamente 3 meses, num salve-se quem puder, esperando que a empresa adpte os parquimentos as novas regras.

Sem sinalização

Porque será que as faixas elevadas ou travessias de pedestres do centro de São Bento do Sul, não são sinalizadas verticalmente e nem horizontalmente? Basta ver em frente aos correios ou na Rua Felipe Schmidt próximo à CELESC, pedestre precisa descobrir onde atravessar, nós os nativos sabemos os locais, mas os turistas que se virem.


Curtinhas

Nestes dias estão acontecendo as convenções partidárias e também de lançamentos oficiais das candidaturas.

Vai ter cada lançamento, que é pra dar risada.

Maioria dos candidatos pensando em “fazer o nome” para 2024.

Mas pelo andar da carruagem, talvez um deputado federal ou suplente acabe se elegendo.

Pelo calendário já se passou um mês do início do inverno e o frio ainda não deu as caras.

Será que a linha do Tratado de Tordesilhas não passava aqui por São Bento do Sul?


Pouco de história

A quase 200 anos, Carolina Josefa Leopoldina Fernanda Francisca de Habsburgo-Lorena ou Maria Leopoldina que morreu com apenas 29, foi quem assinou a recomendação da independência do Brasil.

Já seu então marido Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon ou apenas D. Pedro I, que morreu aos 36 anos, apenas deu o berro em cima de uma mula, isto as margens do Rio Ipiranga.

Primeira mulher eleita vereadora de São Bento do Sul foi Clélia Maria Bork Roesler em 1992.

Também foi ela a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, isso para o biênio 2003/2004.

Alguém sabe o que é o jogo de víspora ou tombola? Vai no google escreve e clica em imagens.


by Saulo J. Muchalski – Whatsapp 47 9 9612-4243

bottom of page