top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Campo Minado - Narkopédio


Semáforos pra bonito

São Bento as vezes é uma incógnita, há cerca de uns dois anos (maio de 2020) foram adquiridos vários semáforos ou sinaleiras como falam o pessoal do nordeste, inclusive “caros pra chuchu” e instalados pelas ruas da cidade, a saber, dois destes equipamentos ali entre a escadaria da igreja e a Praça Getulio Vargas (gostava mais quando era assim, mas bem que poderiam ter mudado para maestro Pedro Machado de Bittencourt). E outros semáforos estão instalados na esquina próximo a empresa Condor.


Semáforos II

O interessante dessa história de semáforos, é que não há necessidade destes equipamentos nessas localizações, razão pela qual inclusive permanecem desligados, a pergunta é? Pra que compraram se não iam/vão usar? Estão lá no tempo e sem uso, daqui a pouco nem funcionam mais, literalmente dinheiro publico no lixo.


Máquina monstro do Samae

Bem que poderiam fazer uma exposição no hall da prefeitura de São Bento do Sul, dos produtos feitos pela tal máquina recicladora ou melhor demonstrar na prática onde estão sendo utilizados esses produtos fabricados pela belezura.



Máquina monstro do Samae II

Usina de Lixo Zero, esse era o nome do projeto que custou na época cerca de 8 milhões, e prometia reciclar até pensamento, era para se pagar em 30 meses de funcionamento. Tinha até um biodigestor imbutido no projeto, com a ideia de gerar energia elétrica.


Não pode construir

Pelo DECRETO Nº 1557, DE 14 DE JULHO DE 2022 que Declara de utilidade pública, para fins de aquisição, por desapropriação, total ou parcial, amigável ou judicial, bens imóveis situados no perímetro estabelecido de 250 metros distantes dos muros externos da penitenciária industrial de São Bento do Sul.


Esses dias perguntei como andava a historia da prefeitura assumir a Promosul, agora já sei

Então pelo DECRETO Nº 1558, DE 14 DE JULHO DE 2022 que Declara de utilidade pública, para fins de aquisição, por doação ou desapropriação, total ou parcial, amigável ou judicial, bens imóveis pertencentes a Fundação promotora de eventos de São Bento do Sul – Promosul, nesta cidade de São Bento do Sul-SC;

....

DECRETA: Art. 1º Ficam declarados de utilidade pública, para fins de aquisição, por doação ou desapropriação, total ou parcial, amigável ou judicial, os imóveis constituídos de terras e benfeitorias, localizado na Rodovia SC-418, nesta cidade, registrado sob Protocolo nº 1677-95, fls. 120 e 121, livro nº 0099 "Escritura Pública de Permuta de Bens Imóveis", do Cartório de Registro de Imóveis, pertencentes à Fundação Promotora de Eventos de São Bento do Sul – PROMOSUL.

Curtinhas

Alguém ainda se lembra da MARXWALDE (Operação Uruguai) ou sabe que diabos é isso?

Errei na previsão, a Rua Augusto Wundervald só vai ficar pronta para o Natal (ou não), termo aditivo 175/2022, prorrogou a entrega da obra para dezembro.

Esses dias descobri que sou um talassofóbico de carterinha (talassofobia = medo do mar).

Você sabe onde estão localizadas as casas trigêmeas de São Bento do Sul?

Além da transpão e da máquina monstro do Samae você conhece mais algum “elefante branco” em nossa cidade?


Pouco de história

Em 1919 Epitácio Pessoa derrotou Rui Barbosa na disputa pela presidência do Brasil, detalhe era que o mesmo nem no Brasil estava quando foi eleito.

Epitácio Pessoa quando eleito presidente do Brasil era o chefe da comitiva que estava na França para negociar na “Conferência de Paz de Paris”, que culminou com o “Tratado de Versalhes”, (Detalhe que moraram por cerca 6 meses em Paris e na volta Epitácio e sua trupe passaram pelos EUA dar um passeio).

O “Tratado de Versalhes” literalmente pôs fim a Primeira Grande Guerra Mundial e ao mesmo tempo “esfolou” a Alemanha que “perdeu a guerra” e teve que pagar indenizações milionárias, foi na minha opinião o estopim para Segunda Guerra Mundial.

São Bento do Sul teve 4 prefeitos seguidos que seus nomes começam com a letra O, a saber, Otair Becker, Ornith Bolmann, Osvaldo Zipperer e Odenir Weiss.

Já Eugênio Estanislau Kurowsky, foi prefeito de São Bento do Sul de 25/01/1966 até 31/01/1966 exatos 7 dias, foi o único (me corrijam se estiver errado) até hoje de origem polonesa.


by Saulo J. Muchalski – Whatsapp 47 9 9612-4243

bottom of page