• Vilmar Bueno, o ESPETO

Campo Alegre sedia o 4º Encontro de Fruticultura Orgânica


Campo Alegre

Durante o encontro foram realizados palestras e visitas de campo em duas propriedades de cultivo.

Aconteceu nesta terça-feira, em Campo Alegre o 4º Encontro de Fruticultura Orgânica no TRAF (Turismo na Agricultura Familiar). A abertura do evento e palestras foram realizadas no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson na parte da manhã.

Na parte da tarde foram realizadas oficinas de Vitinicultura na propriedade de Osnildo e Dorilda Heiden na localidade da Serrinha e pequenas frutas no Agroturismo na propriedade de Jairo e Danúsia Gruber na localidade do Rio represo.

A prefeita Alice Bayerl Grosskopf que participou da abertura do evento falou do crescimento da fruticultura no Município, em especial do cultivo das frutas vermelhas, “é muito bom ver vocês todos aqui participando deste encontro, eu também cultivo morango e amora e sei da dedicação em ter um produto orgânico e de qualidade, parabéns a todas as famílias e vamos em frente sempre”, incentivou.


A ação é uma realização da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI e Prefeitura Municipal de Campo Alegre.

O extensionista rural da unidade da EPAGRI de Campo Alegre, Ildefonso Cardoso, explica que o objetivo do evento é o fortalecimento da fruticultura na região.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruben Bahr, a região tem um grande potencial para a produção de frutas, que aos poucos vem sendo explorado pela agricultura familiar. “A Fruticultura Orgânica tem amplo espaço a ser ocupado visando à diversificação da economia nas propriedades. Valiosas pesquisas vêm sendo realizadas pela EPAGRI e seus colaboradores onde trazem importantes contribuições para o agricultor familiar empreender nesta área. O objetivo do encontro é justamente esse: aproximar o agricultor familiar das mais recentes pesquisas e métodos de plantio de frutas orgânicas” comentou.