BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Campanha do Samae para a separação correta do lixo



São Bento do Sul

A separação correta do lixo tem como principal objetivo ajudar ao meio ambiente, mas também a segurança dos coletores no município.


De acordo com o diretor presidente do SAMAE, Osvalcir Peters, a destinação correta do lixo é também questão de saúde pública. “A população precisa ficar atenta, é importante que a reciclagem e descarte correto de resíduos seja praticada por todos. São ações simples, mas que fazem muita diferença no dia a dia”, disse Peters.


Recentemente, um dos coletores do município, Natan Pereira Machado, sofreu um acidente durante o serviço. Natan estava atuando normalmente junto com seus outros colegas de trabalho e quando foi pegar uma das sacolas de lixo e jogar para o caminhão, a mesma acabou voltando para o seu rosto. Dentro da sacola havia uma agulha, que acabou perfurando o seu olho. “Na hora do agito a gente pega os sacos e joga no caminhão, não temos tempo de ver o que tem dentro. Hoje, graças a Deus, estou bem. Mas fiquei afastado e fui supervisionado durante 180 dias para avaliar se não acabei me contaminando com nenhuma doença”, conta Natan.


Esta é apenas uma das várias histórias de acidentes durante o trabalho por conta dos descartes incorretos de lixo. Assim como a casos com agulhas, também há casos de materiais cortantes não descartados corretamente.

Descarte corretamente o seu lixo

Materiais pontiagudos - Use uma garrafa pet para o descarte seguro destes materiais. Agulhas podem ser descartadas nos locais que foram compradas.

Objetos cortantes - Embale vidros em folhas de papel e, se possível, dentro de garrafas pet ou caixa bem fechada. Um simples aviso de “Cuidado” na embalagem torna o descarte ainda mais seguro.