• Vilmar Bueno, o ESPETO

Campanha do Dia C de Cooperar arrecada 3,2 toneladas de alimentos



São Bento do Sul

Na manhã de sábado, 3 de julho, no Dia C de Cooperar, os integrantes das cooperativas do Núcleo Regional de Cooperativas, estiveram na Associação Empresarial (Acisbs), para reunir os alimentos arrecadados durante a campanha, que aconteceu de 21 de junho a 02 de julho, nos postos de atendimentos. No total, foram arrecadadas 3,2 toneladas de alimentos, que serão destinados na próxima semana, para o Hospital e Maternidade Sagrada Família, Hospital São Luiz e Hospital de Rio Negrinho.


O Dia C é um projeto contínuo da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que tem como compromisso buscar um mundo mais justo e igual. É comemorado no Dia Internacional do Cooperativismo (sempre no primeiro sábado de julho de cada ano). A partir deste ano, a comemoração do Dia C se fortaleceu na região com a união das seis cooperativas - Civia, Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred e Unimed, das cidades de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho.


“A cooperativa exerce papel ativo no processo de desenvolvimento socioeconômico local e de engajamento natural pelo fato de os donos residirem e empreenderem nas próprias comunidades. Sendo do mesmo lugar, os cooperados direcionam o bem comum, melhorando a qualidade de vida do maior número possível de pessoas”, ressaltou o coordenador do Núcleo, Uwe Stortz.


O presidente da Acisbs, Júlio César Teixeira, acompanhou o grupo na manhã de sábado e destacou a força das cooperativas. “Esta ação demonstra a força das cooperativas na nossa região, e faz com que juntas, se fortaleçam para conquistar ainda mais espaço nas comunidades”, frisou.


A Campanha de arrecadação de alimentos contou ainda, com a distribuição de 2.000 mudas de árvores. Com o apoio da empresa Sólida, na doação das mudas, o objetivo foi compensar as emissões de CO 2 das empresas nucleadas e neutralizar os gases causadores das mudanças climáticas. A empresa Seta Embalagens também foi apoiadora da ação, com a doação das caixas disponibilizadas nas cooperativas.


O Núcleo - criado em dezembro de 2020, o Núcleo Regional de Cooperativas da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) reúne seis cooperativas de diferentes segmentos. Tem como principal objetivo difundir e fortalecer o cooperativismo e como propósito promover a intercooperação com o interesse na comunidade, entendendo que assim, proporciona o crescimento do cooperativismo como um todo. Para participar, o contato é caroline@acisbs.org.br.


Dia C – O Dia de Cooperar é o movimento que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais. Pautado pelos princípios e valores do cooperativismo, o Dia de Cooperar tem como objetivo executar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias, ajudando, assim, pessoas a transformarem suas vidas.