• Vilmar Bueno, o ESPETO

Campanha de multivacinação será em outubro



São Bento do Sul


De 5 a 30 de outubro ocorre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade. O dia D de vacinação será 17 de outubro.


🏥 Conforme a enfermeira do Centro de Vigilância à Saúde, Cristiane Jantsch Sestrem, todas as Unidades de Saúde estarão preparadas para receber o público-alvo da campanha, adotando-se todas as medidas de proteção contra o coronavírus. Durante a campanha, a vacinação estará ocorrendo em todas as Unidades de Saúde conforme horário de cada uma e também nos plantões.


🎯 O grupo alvo para a poliomielite são crianças de um ano a menor de cinco anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias), que deverão ser vacinadas independente se já estão com esquema completo com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.


👶🏻 Já as crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) serão vacinadas apenas as que não tiverem a dose de rotina - esquema vacinal atrasado.


No dia D da campanha, 17 de outubro, todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço.


Vacina Meningo – Durante a campanha será ofertada a vacina Meningo ACWY (conhecida como quadrivalente) para o público de 11 a 12 anos de idade.


“Neste ano, o Ministério de Saúde substitui a vacina Meningo C aplicada na faixa etária de 11 a 14 anos, para a vacina Meningo ACWY. Portanto, todo adolescente com 11 e 12 anos de idade, tanto do sexo feminino ou masculino, deverá receber uma dose desta vacina”, explica Cristiane.


👩‍🏫 Lembrando que quem já recebeu essa vacina dentro da faixa etária 11 e 12 anos não necessita receber novamente (dose única). “Esta campanha serve como resgate deste público que ainda não tomou a vacina, pois houve um aumento de casos da meningite com o soro tipo W”, informou a enfermeira.