BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Campanha de arrecadação de alimentos marca Dia de Cooperar



São Bento do Sul

O Núcleo Regional de Cooperativas da Associação Empresarial (Acisbs) iniciou uma campanha de arrecadação de alimentos para marcar o Dia de Cooperar, neste ano, comemorado no dia 03 de julho. A campanha teve início na segunda-feira, 21, e segue até o dia 03 de julho, nas cooperativas integrantes do Núcleo: Civia, Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred e Unimed, nas cidades de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho.


Com esta ação serão beneficiados o Hospital São Luiz, Hospital e Maternidade Sagrada Família e Hospital Rio Negrinho. As pessoas que participarem da campanha receberão uma muda de árvore, outra ação do calendário de ações do Dia de Cooperar. Com o apoio da empresa Sólida, com a doação das mudas, o objetivo é compensar as emissões de CO² das empresas nucleadas, que por meio da calculadora de atividades do dia a dia, chegaram ao resultado de 2 mil árvores, que precisam ser plantadas para neutralizar os gases causadores das mudanças climáticas.


Além da campanha, o Núcleo fará a entrega do Levantamento Socioeconômico das Cooperativas do Alto Vale do Rio Negro aos vereadores e prefeitos das três cidades. O material traz os indicadores do volume de ativos, colaboradores, postos de atendimentos e principalmente de cooperados na microrregião. “Mais de 30% da população já faz parte deste sistema. Apesar do excelente número de cooperados, ainda existe um grande potencial de crescimento e a união do Núcleo promove a força do movimento dentro dos princípios e valores do cooperativismo” conta o coordenador do Núcleo, Uwe Stortz.


Stortz e outros representantes do Núcleo participam de sessões nas Câmaras de Vereadores e realizam visitas aos executivos formalizando a entrega do Levantamento Socioeconômico. Na segunda-feira, 21/06, a agenda teve início na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho e no dia 28/06 o coordenador fará uso da tribuna livre na Câmara de São Bento do Sul. No dia 29/06, acontece uma visita ao prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml, às 9 horas, e no mesmo dia, um encontro com a prefeita de Campo Alegre, Alice Grosskopf, às 14 horas. Em São Bento do Sul, a visita ao prefeito Antonio Tomazini está agendada para o dia 06/07, às 15h30.


Também, para falar da força do cooperativismo e fomentar seu crescimento, o Núcleo programou divulgações em impresso, rádios e redes sociais.


Dia C – O Dia de Cooperar é o movimento que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais. Pautado pelos princípios e valores do cooperativismo, o Dia de Cooperar tem como objetivo executar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias, ajudando, assim, pessoas a transformarem suas vidas. A celebração ocorre, normalmente, junto com o Dia Internacional do Cooperativismo, no primeiro sábado de julho, onde em todo o Brasil, cooperativas e unidades estaduais realizam diversas ações sociais em um grande movimento de solidariedade cooperativista.


O Núcleo - Criado em dezembro de 2020, o Núcleo Regional de Cooperativas da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) reúne sete cooperativas de diferentes segmentos. Tem como principal objetivo difundir e fortalecer o cooperativismo e como propósito promover a intercooperação com o interesse na comunidade, entendendo que assim, proporciona o crescimento do cooperativismo com um todo.


Campanha de arrecadação de alimentos:

Data: 21/06 a 03/07 Local: Civia, Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred e Unimed, nas cidades de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho Doe e ganhe uma muda de árvore de pitanga, cereja ou araçá. Instituições beneficiados: Hospital São Luiz, Hospital e Maternidade Sagrada Família e Hospital Rio Negrinho Apoio: Sólida e Seta Embalagens