• Vilmar Bueno, o ESPETO

Câmara de Rio Negrinho presta homenagens a Sociedade Cracóvia



Rio Negrinho

Em sessão ordinária nesta segunda-feira (02) vereadores prestaram homenagem a Sociedade Cracóvia de Rio Negrinho através de uma moção de aplausos.

No dia 03/05/2022, a Comunidade e membros da Sociedade Cracóvia de Rio Negrinho comemoram 14 anos de fundação, quando um grupo de filhos de imigrantes poloneses reuniam-se e criavam a entidade com intuito resgatar memórias e não deixar apagar o amor e respeito aos ancestrais, proporcionando uma maior integração entre os membros desta associação, e destes para com a sociedade.

com o objetivo de fomentar, incentivar e desenvolver a língua, a cultura em todos os aspectos, especialmente na preservação e manifestação das tradições e atividades literárias, culturais e artísticas polonesas.

O projeto de Lei 1512/2008, da Vereadora Diva Kupitzki, instituiu o dia 03 de maio o Dia Municipal da Imigração Polonesa em Rio Negrinho.

Foi escolhido este dia, por ser esta a data Nacional da República da Polônia, o dia da Constituição em 1791, considerada a primeira constituição moderna na Europa.

Com muitos eventos realizados no município a Sociedade Cracóvia retorna após a pandemia resgatando o folclore através da dança onde crianças e adolescentes podem participar.

O vice-presidente da entidade Felipe Szabunia destacou a importância de preservar a cultura não somente polonesa, mas de todas as etnias, pois o Brasil é um país multicultural devido a colonização de muitos povos vindos de toda parte do planeta.