top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Autoridades se reúnem e fortalecem medidas da segurança escolar



São Bento do Sul

Na última quarta-feira (12), o prefeito Antonio Tomazini esteve reunido com representantes da segurança pública do município, para tratar sobre as medidas de fortalecimento das ações nas unidades educacionais de São Bento do Sul. Os trabalhos têm como objetivo proteger as crianças e profissionais das escolas e também dar tranquilidade aos pais dos alunos.

Segundo o prefeito, tais medidas são realizadas em conjunto entre o poder público e órgãos de segurança. “Iremos nos reunir frequentemente para que possamos organizar ações de treinamento, capacitação, monitoramento e implementação de novas tecnologias para segurança no ambiente de ensino. Sempre friso que não é um trabalho de agora, pois desde o início de nosso governo pensamos em desenvolver iniciativas referentes ao tema, como a aquisição das câmaras de vigilância, reforma das escolas com melhorias nos acessos e agora, juntamente com os representantes da segurança pública, estamos criando novas estratégias para reforçar a proteção de todos”, destacou Tomazini.


Na oportunidade, durante a reunião, o secretário de Educação, Josias Terres, também ponderou que encontros com diretores de ensino e Associação de Pais e Professores também estão sendo realizados para dar início a um trabalho de capacitação sobre a segurança, com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil. “Quando falamos em segurança escolar, envolve uma série de ações de como lidar em situações de acidentes, violência, incêndios e outras ocasiões, por isso é importante orientarmos toda a comunidade escolar de como reagir a estas possíveis ocasiões. Uma ideia que estamos fomentando em parceria com o departamento de Tecnologia da Prefeitura e da Educação, é também a criação de um botão de emergência, que poderia ser utilizado para realizar um chamado mais rápido dos órgãos de segurança”, explica.


O major da PM, Everaldo Simão Stanchack, também comentou que as ações devem ser pensadas a curto e também longo prazo. “Todas estas medidas contribuem com a segurança da população e por isso, este trabalho em conjunto pode desenvolver ainda mais iniciativas pensando na proteção de todos neste momento, mas também aprimorar ainda mais o nosso trabalho no futuro”, salienta.

Disseminação de informações falsas

Outro ponto tratado na reunião foi as chamadas “Fake News”, criadas para causar pânico na população e também serem disseminadas nas redes sociais, contribuindo, infelizmente, com temor dos pais. “Precisamos ter uma gestão da informação, onde as pessoas precisam saber o que estão compartilhando. Essas situações complicam ainda mais os trabalhos das Polícias Militar e Civil, por isso precisamos que todos tenham consciência que disseminar estas mensagens estimulam o medo. Em todo caso deve-se comunicar os órgãos de segurança para que possamos investigar e assim, interceptar estas ações criminosas que só visam prejudicar o trabalho de todos”, disse o delegado da Polícia Civil, Gil Ribas.

Rodas escolares - Com um trabalho da Polícia Militar, Departamento de Trânsito Urbano (Detru) e Defesa Civil, as escolas municipais também estão recebendo rondas escolares durante o dia.

Jonei Marcos Schritki

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul

bottom of page