BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Aulas da pré-escola e ensino fundamental retornam nesta segunda-feira



São Bento do Sul

Nesta quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação confirmou o retorno das aulas nas escolas da rede municipal após recesso antecipado de duas semanas. A informação foi repassada pelo secretário Josias Terres, durante reunião do Comitê de Crise da Covid-19. Com isso, a partir de segunda-feira (19), os estudantes da pré-escola e ensino fundamental I e II voltam às escolas.


Em relação ao início dos atendimentos para turmas de maternal I e II e berçários, o Comitê de Crise definiu que em 15 dias será feita uma nova avaliação do quadro da pandemia no município para determinar as ações futuras.


Por conta disso, no momento, a Secretaria Municipal de Educação trabalha com a possibilidade de retorno presencial das crianças de 0 a 3 anos para o dia 03 de maio, caso o Comitê de Crise aprove o retorno presencial dessa faixa etária. "A preocupação desse público menor é porque eles são mais vulneráveis e não teria como ser feito um controle das medidas de segurança como é possível fazer com os estudantes maiores", comentou.

Ainda durante a reunião, integrantes do comitê elogiaram a Secretaria de Educação pela organização nas escolas e preocupação com alunos e profissionais envolvidos. "Como é incerto o futuro dessa pandemia, a Educação está implementando a modernização das salas de aula", anunciou Josias.


Investimentos - O secretário de Educação, Josias Terres, destacou que na terça-feira (13), durante reunião com o prefeito Antonio Tomazini e com o vice, Tirso Hümmelgen, foi apresentado o projeto para a implementação das salas de aula 100% conectadas e recebeu o aval para dar continuidade aos trâmites. Ainda participaram da reunião a diretora de Programas e Projetos, Suzana Kotovicz Teles, e a servidora Carla Camila Salvador Andrade, responsável pelas compras da Secretaria Municipal de Educação.


Josias lembra que o investimento foi possível devido à reorganização financeira na Secretaria de Educação solicitada pelo prefeito, permitindo assim fazer novos investimentos que beneficiam diretamente os professores e estudantes. "O objetivo é a busca pela eficiência e economia dos recursos públicos", destacou o secretário.

Conforme Josias, com a autorização do prefeito e do vice-prefeito, inicialmente serão adquiridos 150 aparelhos SmartTVs que fazem parte de um conjunto composto por chromebooks, webcams e suporte móvel que permitirão ao professor transmitir suas aulas 100% conectadas para os alunos, possibilitando ainda ao professor implantar novas metodologias de ensino. "Frisamos que esse processo de aquisição é gradativo, escola por escola. Além disso, está previsto o treinamento dos profissionais para utilização dos equipamentos e do sistema G-suite", explicou Josias.


Gripe - Ainda na reunião do Comitê de Crise, a secretária de Saúde, Carmen Binotto, destacou a importância dos pais levarem seus filhos para serem vacinados contra a gripe, pois a campanha está aberta para crianças dos 6 meses até 6 anos de idade até o dia 10 de maio.


Viviane de Vargas Miranda

Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Bento do Sul