BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Atividades presenciais para a Educação Infantil seguem suspensas




São Bento do Sul

Nesta terça-feira (16), equipes das secretarias de Educação e de Saúde e da Vigilância Sanitária se reuniram para tratar sobre o retorno presencial das aulas na Educação Infantil. Devido ao aumento dos casos positivos de Covid-19 no município, ficou definida pela suspensão da modalidade presencial até que haja um recuo no mapa de risco que, atualmente, está no gravíssimo.


Conforme o secretário de Educação, Josias Terres, as atividades presenciais para os CEIMs estavam previstas para acontecer na segunda-feira (22) para maternal e no dia 5 de abril para os berçários. “Para que possamos retornar com as aulas presenciais na educação infantil é necessário que haja uma diminuição significativa dos casos. Sem isso, não conseguiremos oferecer o atendimento presencial mais seguro, visando a segurança tanto dos alunos quanto dos servidores e da comunidade como um todo”, disse.


O secretário explica que as atividades presenciais são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos, inclusive regida pela Lei que torna a educação atividade essencial, bem como a necessidade dos pais que precisam trabalhar e deixar as crianças nos CEIMs.


“No entanto, nesse momento precisamos levar em consideração a integridade da saúde de todos, bem como priorizar a vida. Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação, por meio de todos os servidores dos CEIMs, vêm estudando formas para garantir o retorno seguro, mas não encontramos maneiras de manter o distanciamento entre as crianças de 0 a 3 anos, nem do uso correto de máscara pelos alunos, nem mesmo de como inibir o contato entre os alunos e professores (que nessa idade dependem do contato físico), entre outros fatores. Nesse sentido, não temos condições de executar o protocolo seguro para essa faixa etária, uma vez que as ações dependem de todos, inclusive dos alunos”, destaca Josias.


A Secretaria Municipal de Educação, pensando no bem dos professores, das crianças e demais servidores, visando a saúde como prioridade, mitigando a proliferação do vírus da Covid-19 nesse momento crítico em que vivemos, pede o entendimento e apoio de toda a comunidade de São Bento do Sul, para que juntos possamos superar mais esse desafio e fazer um retorno seguro assim que as condições forem favoráveis.


“Enfatizamos que as atividades de Pré-Escola, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Municipal de Ensino continuarão com o atendimento presencial conforme já vem sendo realizado. Para essas faixas etárias, o ambiente escolar é um ambiente muito seguro, seguindo rigorosamente todos os protocolos que são impostos para a segurança de todos”, finalizou o secretário.


Viviane de Vargas Miranda

Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Bento do Sul