BLOG DO ESPETO - PRETO.png
  • Vilmar Bueno, o ESPETO

Atingidos pelas chuvas poderão sacar FGTS



São Bento do Sul

As pessoas que foram atingidas pelas chuvas e pela enchente ocorrida nos dias 30 e 31 de maio deste ano, e que passaram por atendimento na Defesa Civil, poderão sacar o FGTS a partir de 10 de novembro.

Para tanto, alguns detalhes devem ser observados, pois só terá direito ao saque do FGTS os requerentes que foram atingidos pelas chuvas e que passaram pelo atendimento da Defesa Civil preenchendo o FID - Formulário de Informações de Desastres.

Conforme explicou o diretor da Defesa Civil do município, Amarildo de Jesus, a partir de terça-feira, dia 24, a Defesa Civil receberá as pessoas que já passaram pelo atendimento na época da enchente. O objetivo deste novo encontro é justamente esclarecer todas as dúvidas e preencher um pré-cadastro que será remetido à Caixa Econômica Federal, para então, após análise da CEF, os requerentes estarem aptos a realizar os saques, que serão disponibilizados a partir de 10 de novembro.

A Defesa Civil receberá os requerentes durante o período de 24 de setembro a 10 de outubro.

Vale destacar que os requerentes deverão comparecer à Defesa Civil portando documentos pessoais (RG e CPF), ficha da Defesa Civil preenchida na época da enchente, e comprovante de residência em nome do requerente.

Trâmites burocráticos

A data prevista de liberação do FGTS para os atingidos na enchente é 10 de novembro, mais de cinco meses após o evento. Acerca desta demora, Amarildo comentou que infelizmente este é o trâmite normal.

"Logo após as chuvas, preenchemos os requisitos para declarar situação de emergência no município. Algumas semanas depois obtivemos o reconhecimento de situação de emergência no Estado e posteriormente Federal. Este processo é moroso e burocrático, e somente após o reconhecimento Federal é que poderemos encaminhar as vítimas registradas na época para o saque do FGTS.