• Vilmar Bueno, o ESPETO

Assembleia reúne prefeitos na Amunesc



Região

Em pauta educação, saúde e os serviços prestados pela Associação

Os prefeitos dos municípios associados à Amunesc estiveram reunidos, ontem (10) pela manhã, em assembleia geral extraordinária. Em pauta ações da educação, saúde e a prestação de conta dos projetos elaborados pela Associação. Também foi abordado o orçamento para a entidade para o exercício 2021, aprovado pelos prefeitos.

O Secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, também acompanhou a assembleia e fez apresentação sobre a queda na curva de contaminação por Covid-19. “Temos que continuar mantendo os cuidados até que seja desenvolvida uma vacina ou um tratamento eficaz, mas já podemos comemorar o fato de que estamos com a curva em decréscimo, com disponibilidade de leitos de enfermaria e UTI”, afirmou o Secretário. 


O presidente da Amunesc e prefeito de Joinville, Udo Döhler, abordou a necessidade de mais engajamento do Governo do Estado especialmente para a conclusão das obras do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. “O Secretário de Estado da Saúde só esteve na nossa região uma vez desde o início da pandemia. Temos que nos posicionar e cobrar o estado por mais efetividade e participação”, concluiu.

A assessora responsável pelo Colegiado de Educação, Glória Campos, apresentou os resultados de uma pesquisa realizada com os pais e responsáveis pelos alunos matriculados na rede municipal de ensino e também com os profissionais que trabalham nas Secretarias de Educação dos municípios da região. Entre os destaques da pesquisa está a avaliação positiva do primeiro semestre de 2020 e a autodeclaração dos profissionais que integram o grupo de risco para Covid-19 e não poderão retornar ao trabalho caso as aulas presenciais sejam autorizadas. 

Segundo a Secretária-Executiva da Amunesc, Simone Schramm, os resultados desta pesquisa auxiliarão as secretarias na gestão e na tomada de decisão a nível municipal. “Tivemos por parte das Secretarias de Educação a solicitação de realizar esta pesquisa a nível regional, mas que considera as especificidades dos municípios associados. Cada município recebeu seu diagnóstico e está trabalhando nos dados, que serão fundamentais para compreender o cenário e traçar os próximos passos”, declarou.

A reunião foi realizada por videoconferência e também contou com alguns prefeitos presentes na Amunesc, respeitando a lotação da sala e o distanciamento entre eles.


Fonte: Ariele Cardoso

Assessoria de Imprensa - Amunesc