• Vilmar Bueno, o ESPETO

Artigo - Educação e as importantes conquistas de 2021 - *Por Josias Terres


São Bento do Sul


Tão importante quanto planejarmos o ano de 2022 é avaliarmos o ano de 2021. Neste longo e desafiador ano, vivemos intensamente cada momento, trabalhamos muito, estudamos, nos reinventamos, aprendemos tanto ao ponto de termos a certeza de que foi possível transformar vidas, inclusive as nossas! Sim, a educação é uma mistura de experiências únicas e marcantes que construímos juntos no decorrer do ano.


Ensino remoto, alteração de layout das salas de aula para adaptação a pandemia... protocolos de segurança contra a covid-19, retorno presencial dos servidores, dos estudantes... vacinação dos profissionais da educação, distanciamento social, máscaras, álcool gel e tantas outras aquisições nunca tão realizadas antes... Quanta novidade!


Nada é por acaso. Com tantos desafios aprendi lições que foram capazes de me tornar mais experiente e com ainda mais vontade de fazer a diferença...Desafios nos fortalecem... sejam eles para nos unir ou para apreciar ainda mais a nossa existência e as coisas simples da vida, como aquelas que nos remetem o sentimento de gratidão! E como sou grato... um ano de muito aprendizado no qual tive oportunidade de participar de várias conquistas para a educação no âmbito municipal, inclusive sendo um dos 13 municípios do estado convidados para compartilhar suas boas práticas na educação. Também a nível nacional recebemos o selo de compromisso com a educação e fomos escolhidos para participar do vídeo institucional com depoimento sobre o Programa Todos Pela Educação.


Foram mais de 15 milhões de reais em captação de recursos a nível estadual e federal, foram idas e vindas a Florianópolis e a Brasília... Mais de 10,5 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, 407 contratações de profissionais para a educação, diminuição da fila de espera da educação infantil, acesso dos alunos ao transporte escolar em toda a extensão territorial, alimentação escolar nutritiva e de qualidade.


Tivemos a valorização dos profissionais da educação aguardada há mais de 16 anos por reconhecimento. Fizemos aquisições de brinquedos, material didático, diversos livros, de mobiliário, de equipamentos e utensílios de cozinha, sistema de registro escolar (Betha), sistema BI, portais educacionais, entre tantas outras significativas aquisições.


Minha gratidão aos mais de 10 milhões de reais em investimentos em obras, reformas, ampliações de 16 novas salas de aula e construções realizadas nas unidades educacionais com readequações de espaços, pinturas, troca de pisos para ofertar aos alunos e servidores ambientes educacionais mais agradáveis e revitalizados.


Agradeço também pelas inovações na rede, como a instalação de mantas asfálticas nos telhados dos ginásios esportivos sendo um diferencial de isolamento acústico e térmico para dar mais conforto as práticas esportivas. Destaco ainda, a obra em andamento da construção do Centro Esportivo Dalmir Pedro Cubas, além da realização de pinturas internas e externas de alta qualidade, inclusive com pintura epóxi em todas as quadras esportivas. Ainda no início de 2022 serão licitadas mais 5 reformas e ampliações e mais a construção de 3 laboratórios Maker...


A Secretaria Municipal de Educação reestruturou o departamento de Programas e Projetos, entre os projetos já aprovados na Câmara de Vereadores temos o Projeto EDUCATEC que prevê a modernização de salas de aula desde a aquisição de recursos tecnológicos, implantação de novas oficinas (robótica, comunicação e mídias, programação, ciências e invenções) além de formação para os professores.


No próximo ano serão encaminhados para o Legislativo projetos para análise e aprovação referentes a recuperação de aprendizagem dos estudantes e a reestruturação da SEMED, além de outros já previstos. Já no início do ano letivo de 2022 estará em funcionamento duas Escolas Integrais abrangendo desde a pré-escola até o ensino fundamental anos iniciais


(1º ao 5º ano) avançando na qualidade da educação e nas metas do Plano Municipal de Educação.


Externo minha gratidão pela criação do Núcleo Digital, Portal EducaMais com mais de 5 mil aulas gravadas. Pela modernização das salas de aula, onde foram contempladas com a aquisição de 200 SmartTVs. Adquirimos 450 chromebooks com laboratórios móveis equipados para uso dos estudantes e plataformas tecnológicas educacionais. Nossos professores também foram beneficiados com a tecnologia por meio da aquisição de notebooks para a Educação infantil e está prevista a entrega para os outros professores no início de 2022, reflexo do excelente trabalho que desenvolvem. A internet adquirida para as escolas passou de 10 Mbps para 100Mbps conectando a educação com mais conhecimento e oportunidades. Recentemente fizemos a aquisição de laboratórios móveis de ciências aliando a teoria à prática com experimentações em qualquer lugar do ambiente escolar pela praticidade dos equipamentos. Gratidão pela aquisição de 450 câmeras de monitoramento promovendo mais segurança em tempo real para servidores, estudantes e comunidade escolar.


E para 2022? Sempre esperamos mais e teremos mais... mais investimentos, mais aquisições, mais obras, mais tecnologias, mais valorização, mais aprendizado, mais conhecimento, troca de experiências para aprendermos uns com os outros, mais e mais, porque a educação merece isso tudo e muito mais, mas muito mais mesmo. Na educação trabalhamos com amor e isso faz total diferença resultando certamente em sucesso. Me sinto honrado em ser gestor dessa família grandiosa da educação, para que juntos possamos idealizar e construir melhorias que ficarão para a história da educação municipal.



Juntos, vencemos desafios, buscamos soluções, obtemos êxito nas adversidades e alcançamos essas e tantas outras conquistas... agora é o momento perfeito para refletirmos e recarregarmos nossas energias para 2022. É tempo de olhar para frente, sem arrependimentos com o sentimento de dever cumprido, refazer planos, vislumbrar novos horizontes para sonhar e idealizar.


Agradeço ao Governo Tomazini/Tirso, pela confiança depositada em mim e na educação. Destaco ainda a relevância do envolvimento do Prefeito Antonio Tomazini que não está medindo esforços em transformar a educação de São Bento do Sul. Que o natal de todos seja abençoado e que possamos estar com aqueles que amamos para celebrarmos a vida. Que 2022 nos revitalize, para que assim, possamos encarar novos desafios e alcançar mais objetivos transformando a educação de São Bento do Sul destaque e de referência.


Um grande abraço a todos!


*Josias Terres

Professor e Secretário Municipal de Educação de São Bento do Sul