• Vilmar Bueno, o ESPETO

Aprosul em busca do selo para exportar o mel da região



São Bento do Sul

Na manhã desta terça-feira (2), o prefeito Antonio Tomazini recebeu em seu gabinete alguns apicultores de São Bento do Sul. Na pauta da discussão, melhorias nos procedimentos envolvendo o Entreposto do Mel, localizado no bairro Dona Francisca. Um dos principais objetivos da Cooperativa de Produtores Rurais de São Bento do Sul (APROSUL), que gerencia o espaço, é conseguir a liberação do selo Serviço de Inspeção Federal (SIF), por meio do qual será possível exportar o mel produzido na região e envasado no município.


Toda a documentação relacionada ao pedido para emissão do selo já está em Brasília. Além do SIF, serão necessárias melhorias na estrutura do próprio entreposto. Presente no encontro, o secretário de Agricultura, Vilmar Kravec, ficará responsável, a partir do pedido feito pelo prefeito, em acompanhar e ver qual a situação da documentação em Brasília e os demais trâmites envolvendo a liberação do selo.


Tomazini ainda sugeriu que os próprios apicultores formem uma equipe para acompanhar e desde já ir providenciando as adequações necessárias para garantir que o mel que será envasado no entreposto possa ser exportado tão logo o selo seja emitido pelo Governo Federal.


Além do prefeito e do secretário de Agricultura, participaram do encontro a Chefe de Gabinete, Simone Lenhak Willemann, o extensionista rural da Epagri no município, Rogério Pietrzacka, a auxiliar administrativa da Secretaria de Agricultura, Marina dos Santos, além do empresário Ademir Belem, acompanhado de seu filho e nora.


A presença do empresário, conforme ele explicou, foi para mostrar que existem empresas interessadas em adquirir o mel da região e por isso o funcionamento e a certificação do entreposto é tão importante. “Como trabalhamos há muitos anos com fornecedores, entraram em contato conosco para ver essa situação e, em conversa com o prefeito Tomazini, o mesmo nos convidou para vir conversar com vocês e auxiliar no que for preciso”, disse Ademir.


No final, Tomazini ainda disse que pretende fazer uma visita ao entreposto, pois ele lembrou ter participado da inauguração quando ainda era presidente da Câmara de Vereadores. “Quero ver como está o espaço e acredito que unindo forças, faremos com que o processo agilize e teremos bons resultados para os apicultores da região”, comentou o prefeito.



Viviane de Vargas Miranda

Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Bento do Sul