top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Após rastro de destruição causado pela chuva, veja como fica a previsão para a semana em SC


Divulgação

Estado

O tempo começa melhorar gradativamente no início desta segunda-feira (9), em Santa Catarina. A chuva intensa que atingiu os municípios catarinenses nos últimos dias dá uma uma trégua em algumas regiões. Contudo, conforme alerta a Defesa Civil, o Estado segue em alerta, pois o risco ainda é muito alto para deslizamentos e alagamentos, devido ao acúmulo de chuva registrado nos últimos dias.

De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Fernando Rafael, a melhora no tempo no Estado é devido a aproximação de um sistema de alta pressão no Rio Grande do Sul.

O meteorologista explica que ao longo da manhã desta segunda-feira, a nebulosidade deve diminuir na região do Grande Oeste, que deve ter predomínio de sol durante a tarde.

Já no litoral e em áreas próximas a segunda deve ser nublada com possibilidade de chuva fraca durante o dia. Isso é devido a umidade do oceano que desloca para o continente. Conforme a Defesa Civil, estão previstos acumulados entre 10 a 15 mm no Litoral Sul e Norte.

“O risco ainda é alto para ocorrências como deslizamentos, em decorrência dos volumes registrados nos dias anteriores”, destaca o meteorologista do órgão estadual. Ainda segundo ele, o risco permanece alto nos próximos dias, devido a água presente no solo.

Para está segunda, as rajadas de vento podem chegar a 45km/h no Litoral Norte. O mar deve ficar um pouco agitado, com ondas entre 1,3 e 1,8 m. O dia deve ter temperaturas mais amenas.

Previsão do tempo para os próximos dias

O tempo firme, conforme a previsão da Defesa Civil, deve estar presente em grande parte de Santa Catarina, na terça-feira (10). Além do Grande Oeste, a condição também deve se estender pelo Planalto Sul e Litoral Sul e parte do Planalto Norte, principalmente no período da tarde.

Já entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a circulação marítima mantém o tempo mais nublado e com condição de chuva fraca e passageira.

A temperatura mínima deve variar entre 8 e 12°C na Serra e de 11°C a 17°C nas demais regiões. No período da tarde as máximas podem chegar a 30°C no Extremo-Oeste. No Litoral Sul os termômetros devem oscilar entre 23°C a 27°C. Já nas demais regiões a máxima deve ficar entre 21°C a 24°.

Retorno da instabilidade e temporais

Apesar do tempo iniciar mais firme na quarta-feira (11) em grande parte do Estado, a instabilidade deve retornar ao longo do dia. Conforme a Defesa Civil, isso é devido ao retorno do fluxo de umidade e ar quente do Norte do país e a atuação de sistemas de baixa pressão pela atmosfera, que causam instabilidade.

Segundo o órgão, há risco de temporais, com chuva volumosa, raios, rajadas de vento e queda de granizo. A condição deve afetar, principalmente, as regiões próximas ao Estado gaúcho, como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Contudo, os temporais também podem avançar para outras regiões de Santa Catarina, especialmente a partir da tarde. “O risco seguirá alto para deslizamentos devido a água presente no solo e deve ser entre moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais”, alerta a Defesa Civil.

Comments


bottom of page