• Vilmar Bueno, o ESPETO

Alunos da rede municipal terão aulas de robótica



Campo Alegre

Secretaria de Educação de Campo Alegre vai oferecer oficina gratuitamente no contraturno escolar aos estudantes dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental.

Nesta quinta-feira (26), a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf recebeu em seu gabinete a Secretária de Educação Carla Luciane Fuckner Kotovicz e os representantes do SESI/SENAI/IEL, Arnaldo Huebl, Fabrízio Machado, Daren Basso de Souza Gerente e Leonardo Jose Hermes de Oliveira, para assinatura do contrato para a realização das aulas de robótica para alunos da Rede Municipal de Ensino do Município.


A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre vai oferecer gratuitamente no contraturno escolar aos estudantes dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, as Oficinas de Robótica nas unidades de ensino da rede, a partir do dia 13 de Junho, visando melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências.


De acordo com a Secretária de Educação Carla, a robótica educacional vai muito além da construção de projetos e programação de robôs, ela proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. “No mundo da tecnologia, para conseguir se comunicar com eficiência, certos padrões lógicos devem ser seguidos. Se, por acaso, uma sequência de códigos não for desenvolvida corretamente, o projeto não responderá de acordo, então o aluno se depara com uma situação que precisará ser resolvida, a fim de cumprir o desafio proposto, destaca.”


O aprendizado da programação estimula o aluno a organizar os pensamentos e as ações a serem tomadas para a solução dos desafios envolvidos nos projetos de criação de um game ou aplicativo, por exemplo. Isso acaba refletindo na capacidade de organização de um modo geral, como no planejamento de tarefas e atividades, estruturação de pensamentos e até mesmo na maneira de estudar.


Durante a assinatura do contrato a Prefeita Alice não escondia seu entusiasmo com mais essa conquista, “que alegria que nossas crianças vão ter a oportunidade de ter aulas de robótica aqui em Campo Alegre, isso é fantástico. Tecnologia, inovação e educação tem que andar juntas pois são nosso futuro”, completou.


Serão atendidas 25 turmas com no máximo 30 alunos nos Polos: EMEB. Paulo Fuckner de Bateias de Cima, EMEF. Marise Neneve Cordeiro de Bateias de Baixo, EMEB. Maria José Duarte Silva Bernardes no Centro, EMEB. Bela Vista Professora Zilka de França Hasselmann no bairro Cascatas e EMEF. Jerônimo Francisco Coelho Pacheco em Fragosos.

Oficinas:

1º ao 5º ano - Oficina robótica kids

· Oficina de robótica utilizando materiais de lego, com o objetivo desenvolver noções de raciocínio lógico, programação básica, interpretação e trabalho em equipe. fortalecendo conhecimentos de matemática e competências sociais e emocionais de cada criança e no coletivo.

6º ao 8º ano - Maker (4 oficinas)

· Robótica - utilizando materiais de lego, com o objetivo desenvolver noções de raciocínio lógico, programação básica e intermediária, interpretação e trabalho em equipe. fortalecendo conhecimentos de matemática e competências sociais e emocionais de cada criança e no coletivo.

· Comunicação e mídias - utilizando recursos de câmeras, microfones, cenários, e através de atividades de gravações, youtube, teatro e musicalização. busca reforçar conceitos de língua portuguesa e expressão.

· Matemática e games - com o objetivo entender a lógica de programação, o aluno nesta oficina trabalha a criação, e o desenvolvimento de games , desenvolvendo noções e reformulando conceitos de matemática, e senso analítico.

· Ciências e invenções - oficina busca trabalhar as diferentes experimentações científicas que façam sentido no cotidiano de cada aluno, com atividades bem instruídas, claras e dinâmicas, o aluno nesta oficina fortalece conhecimentos de física, química e ciências de modo geral.

9º ano - Mundo do trabalho

· Oficina voltada ao desenvolvimento socioemocional e laboral do jovem. nesta oficina o aluno poderá ter conhecimento de diferentes profissões, realizando oficinas que permitam o aluno conhecer como que funciona cada profissão, e também terá apoio e recursos para entender as questões emocionais e sociais de suas escolhas. a oficina central é de empreendedorismo que além de trazer noções e práticas, foca nas principais atividades industriais do município.