• Vilmar Bueno, o ESPETO

Aluna da EBM Hercílio Malinowsky conquista concurso de Oratória



São Bento do Sul

Na terça- feira, dia 06, ocorreu a final do concurso de “Oratória nas Escolas” pela JCI, sendo a etapa local que nesse ano teve como tema a “liderança”.

Anteriormente já havia ocorrido a etapa interna, nas cinco escolas da rede municipal de ensino que fizeram a adesão do projeto, sendo classificados um aluno por escola. Ao todo foram 7 finalistas no concurso, sendo 5 da rede municipal de ensino.


O primeiro lugar no concurso de oratória na etapa local foi a aluna Tamires Camargo Gadonski, da EBM Hercílio Malinowsky, aluna do 8º ano 02 da turma da Professora Jessica Linzmeyer. e o segundo lugar foi para o aluno Pedro Henrique Prestes, do 8º ano 02 da EBM Alexandre Pfeiffer.


Para o secretário Josias Terres, o projeto de oratória nas escolas vem despertando nos alunos a importância da comunicação, ainda mais com o tema dessa etapa que foi a liderança. “Parabenizamos às escolas participantes do projeto e principalmente aos finalistas”, disse.



Para essa fase foi necessário todo um preparo para os alunos com elaboração do discurso levando em consideração o tema de liderança e também tempo estipulado por participante. Outras questões também foram levadas em consideração como contato visual, postura, gestos, expressão facial, posicionamento, coerência e firmeza. O julgamento foi realizado por comissão julgadora.

Para Angela Bauer Roesler, especialista em assuntos educacionais da Educação, todas as escolas participantes estão de parabéns. ”Agradecemos pelo empenho e dedicação que conseguimos averiguar na prática de todo trabalho dos profissionais da educação e dos alunos oradores, em especial aos alunos campeões”, destacou.