• Vilmar Bueno, o ESPETO

Agende sua consulta pelo celular



São Bento do Sul

Através do aplicativo e-Cidadão Saúde, os moradores de São Bento do Sul podem agendar sua consulta sem sair de casa. O recurso é disponibilizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. O primeiro passo é instalar gratuitamente o e-Cidadão Saúde no celular. Para isso, o paciente deverá baixar gratuitamente o aplicativo da loja do seu dispositivo. O sistema funciona em celulares Android e iOS.


Após a instalação, é necessário ir a qualquer posto de saúde para autenticar o dispositivo. Lembrando que a ida ao posto para ativação é necessária somente uma vez. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todas as informações ficam arquivadas de forma segura.


Depois de autenticado no posto de saúde, o paciente pode fazer os agendamentos para consultas, lembrando que não há como escolher a unidade para o atendimento. Cada paciente pode agendar consulta apenas no posto responsável pelo bairro onde mora e está cadastrado. O paciente então faz a solicitação de agendamento e uma equipe do posto vai verificar a disponibilidade de horário para a data solicitada.


Na sequência, uma mensagem será enviada pelo aplicativo confirmando o horário, ou caso não tenha disponibilidade, a mensagem vai informar ser necessário escolher uma nova data. Ainda pelo aplicativo, após a confirmação do agendamento, o paciente será lembrado por meio de mensagens que deverá ir à unidade para a consulta marcada. Serão enviadas mensagens com três dias de antecedência e no dia anterior à consulta. Pelo aplicativo, mais de uma pessoa da família pode ser cadastrada.


A pessoa poderá cancelar ou transferir a data da consulta dentro do prazo agendado e os agendamentos são válidos somente para consultas de clínica básica. Especialidades, não. Porém, mesmo que não marque para especialista, o sistema vai avisar quando a pessoa terá a consulta que será agendada pela própria Secretaria de Saúde.


Outras vantagens - Além do agendamento de consultas, pelo aplicativo é possível acompanhar as requisições de exames e receber informações sobre campanhas, como por exemplo, da vacinação, quando abrem novos grupos para imunização e também sobre o esquema vacinal do paciente, quando este está atrasado.


Outro ponto importante é que a Secretaria de Saúde vai conseguir acompanhar o histórico dos pacientes, pois o aplicativo fornece estatísticas sobre os agendamentos feitos pelos pacientes e se ele deixou de comparecer a alguma consulta.


Mesmo com o aplicativo, os pacientes podem continuar buscando atendimento normalmente nas unidades. O objetivo é proporcionar uma opção a mais para quem precisa de atendimento médico na rede municipal.


Os links para baixar o aplicativo são:

Para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ecidadao.saude

Para iOS: https://apps.apple.com/br/app/e-cidad%C3%A3o-sa%C3%BAde/id1544745493