• Vilmar Bueno, o ESPETO

Agendamentos via aplicativo seguem crescendo




São Bento do Sul

Dados do departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de São Bento do Sul mostram que a população tem aderido ao aplicativo e-Cidadão Saúde, no qual é possível fazer o agendamento de consultas nos postos de saúde do município, por meio do celular.

Em apenas três meses desde seu lançamento, já são 700 usuários ativos ou ainda em fase de “pré-ativação”. Isso ocorre porque depois de baixar o aplicativo, a pessoa precisa ir até o posto de saúde mais próximo de sua residência para gerar a ativação. Esse processo presencial é feito apenas uma vez e, após isso, os agendamentos já podem ser feitos via celular.


Ainda conforme o diretor do departamento de TI, Paulo Uhlig, os números vêm crescendo mensalmente. Em junho eram 91 usuários, passando para 232 em julho e em agosto, mesmo com o mês ainda não terminado, já são 377. Como cada usuário pode cadastrar também seus dependentes na família, existem ainda outros 925 dependentes já incluídos no sistema. Em junho foram 108, passando para 325 em julho e agora em agosto são 492, totalizando 925 dependentes.


Os pedidos de atendimento também cresceram na mesma proporção ao longo dos três meses. Em junho foram 66, depois 224 em julho, chegando a 451 em agosto, o que gera um total de 741. Neste período houve somente 34 cancelamentos de consultas agendadas e não foram registradas transferências. Como a comunicação entre os postos de saúde e a população é feita por meio de mensagens enviadas pelo aplicativo, em três meses foram enviadas 3.918 mensagens e avisos sobre os agendamentos.


Para o prefeito Antonio Tomazini, os números crescentes demonstram a importância de se pensar em inovação e modernização do serviço público, proporcionando acesso facilitado da população aos serviços oferecidos, em especial, na saúde, evitando que as pessoas tenham que sair de madrugada de suas casas para enfrentar filas.


O aplicativo - Através do aplicativo e-Cidadão Saúde, os moradores de São Bento do Sul podem agendar sua consulta sem sair de casa. O recurso é disponibilizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. O primeiro passo é instalar gratuitamente o e-Cidadão Saúde no celular. Para isso, o paciente deverá baixar o aplicativo da loja do seu dispositivo. O sistema funciona em celulares Android e iOS.


Após a instalação, é necessário ir a qualquer posto de saúde para autenticar o dispositivo. Lembrando que a ida ao posto para ativação é necessária somente uma vez. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todas as informações ficam arquivadas de forma segura.

Depois de autenticado no posto de saúde, o paciente pode fazer os agendamentos para consultas, lembrando que não há como escolher a unidade para o atendimento. Cada paciente pode agendar consulta apenas no posto responsável pelo bairro onde mora e está cadastrado. O paciente então faz a solicitação de agendamento e uma equipe do posto vai verificar a disponibilidade de horário para a data solicitada.


Na sequência, uma mensagem será enviada pelo aplicativo confirmando o horário, ou caso não tenha disponibilidade, a mensagem vai informar ser necessário escolher uma nova data. Ainda pelo aplicativo, após a confirmação do agendamento, o paciente será lembrado por meio de mensagens que deverá ir à unidade para a consulta marcada. Serão enviadas mensagens com três dias de antecedência e no dia anterior à consulta. Pelo aplicativo, mais de uma pessoa da família pode ser cadastrada.


A pessoa poderá cancelar ou transferir a data da consulta dentro do prazo agendado e os agendamentos são válidos somente para consultas de clínica básica. Especialidades, não. Porém, mesmo que não marque para especialista, o sistema vai avisar quando a pessoa terá a consulta que será agendada pela própria Secretaria de Saúde.


Outras vantagens - Além do agendamento de consultas, pelo aplicativo é possível acompanhar as requisições de exames e receber informações sobre campanhas, como por exemplo, da vacinação, quando abrem novos grupos para imunização e também sobre o esquema vacinal do paciente, quando este está atrasado.


Outro ponto importante é que a Secretaria de Saúde consegue acompanhar o histórico dos pacientes, pois o aplicativo fornece estatísticas sobre os agendamentos feitos pelos pacientes e se ele deixou de comparecer a alguma consulta. Mesmo com o aplicativo, os pacientes podem continuar buscando atendimento normalmente nas unidades. O objetivo é proporcionar uma opção a mais para quem precisa de atendimento médico na rede municipal. Os links para baixar o aplicativo são:

Para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ecidadao.saude Para iOS: https://apps.apple.com/br/app/e-cidad%C3%A3o-sa%C3%BAde/id1544745493