• Vilmar Bueno, o ESPETO

Abertas inscrições para o 7º Festival Estudantil da Canção



Rio Negrinho

Incentivar as apresentações dos novos talentos musicais de Rio Negrinho, promovendo ainda a integração com as festividades do Natal Encantado. Esse é o objetivo buscado pelo 7º Festival Estudantil da Canção “Voz e Violão”, promovido pela Prefeitura de Rio Negrinho, por meio da Secretaria de Educação e Fundação de Cultura. As inscrições já estão abertas.

O evento é aberto para as redes municipal, estadual e privada de ensino, e avaliará os concorrentes nas modalidades mirim, infantil, infanto-juvenil e juvenil. O festival ainda conta com duas etapas: a pré-seleção, com inscrições a partir da data de publicação do edital (11 de setembro) que ocorre nas unidades de ensino, e após a escolha dos representantes, o encaminhamento de documentos pelos responsáveis da instituição para a etapa final, deverá ser protocolado na Escola de Música Professor Valdeci Maia até as 16h30 do dia 22 de novembro de 2019.

Para a participação no evento, o concorrente deverá cantar uma música estrangeira, nacional ou de autoria própria utilizando somente o violão como instrumento para acompanhamento. Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá indicar a forma como irá se apresentar, sendo livre a escolha em cantar integrando a música ao violão ou convidar outro violonista para acompanhá-lo. Os participantes ainda devem redobrar a atenção para as modalidades, que são: mirim (6 a 8 anos); infantil (09 a 11 anos); infanto-juvenil (12 a 14 anos); juvenil (15 a 18 anos).

A pré-seleção é feita onde o aluno é matriculado, seguindo os critérios internos da própria instituição. Somente os vencedores dessa etapa inicial passam para a próxima etapa. Na apresentação da etapa final, que ocorre em palco do Pavilhão dos Imigrantes na programação do Natal Encantado 2019, os participantes serão avaliados pela afinação vocal, ritmo, interpretação musical e fidelidade à letra por jurados escolhidos pela equipe de organização. O resultado será divulgado ao término da etapa final. Todos os participantes receberão certificado de participação. Cada categoria vai premiar até o terceiro lugar, sendo para cada um destes classificados a entrega de um certificado e um prêmio surpresa. Em caso de empate, os juízes estabelecerão que os concorrentes cantem um trecho de uma música de livre escolha “a capella” para avaliar qual possui a melhor afinação vocal.

Equipamentos nas apresentações

Durante a realização das duas etapas, só serão permitidas apresentações com violão elétrico de seis cordas de nylon ou de aço. Na pré-seleção, realizada nas instituições de ensino, o uso do instrumento será de responsabilidade do participante ou da unidade que estiver promovendo a seletiva interna. Já na etapa final será disponibilizado um violão elétrico de seis cordas de nylon e um violão elétrico de seis cordas de aço para os concorrentes e os acompanhantes. O microfone, o cabo do violão bem como a sonorização durante a realização da etapa final, será o mesmo utilizado por todos os participantes em todas as categorias, sendo também igual à equalização na mesa de som.