• Vilmar Bueno, o ESPETO

A primeira secretária de Obras da história de São Bento do Sul



São Bento do Sul

"Sinceramente não esperava e fiquei muito surpresa e muito feliz por ser lembrada pelo prefeito. Ano que vem em maio completo 30 anos de Prefeitura e este convite foi uma grande alegria. Em toda minha carreira de servidora pública nunca esperava por isso".


Foram com estas palavras que a primeira secretária de obras de São Bento do Sul, a servidora pública Miriam Regina Schwetler Filipp descreveu este momento tão especial de sua carreira.


O convite para assumir a Secretaria de Obras surgiu na última semana, e desde esta segunda-feira (17) Miriam vem acumulando suas funções na pasta.


Trabalhando desde o ano de 2015 na Secretaria de Obras, a nova secretária é conhecedora dos trâmites administrativos da pasta e conhece também o maquinário e equipamentos da secretaria.

"Eu era responsável pelo setor de compras. Quando passei à função de diretora administrativa eu comprava e gerenciava também os recursos e a parte orçamentária da secretaria, e agora eu estarei autorizando os processos também", disse.


Questionada se o convite a intimidou, Miriam disse que "o convite não me intimidou, mas me desafiou, e eu gosto de desafios, pois os desafios só nos fazem crescer".


Conforme comentou, uma mulher sendo secretária de Obras, falando em obras, é algo ainda incomum pois sempre se vê um homem atrás desta pasta.

"É uma situação bem atípica. Estamos quebrando alguns paradigmas. Na função que eu exercia sempre estive habituada a estar com o pessoal no pátio e na oficina, acompanhando e conferindo os materiais. Mas agora é um desafio bem grande, e não recordo de que na região ocorreu o fato de uma mulher assumir uma Secretaria de Obras", disse a nova secretária.


Dos trabalhos burocráticos Miriam já conhece todos os procedimentos.

Agora a Secretária Miriam, acumulando atividades, além de continuar com os trabalhos burocráticos, com os processos de compras e licitações, também irá administrar a Secretaria de Obras e acompanhará as equipes nos trabalhos externos.


"Agora tem que colocar a mão na massa e seguir para o trecho, como o pessoal costuma dizer", disse Miriam, que faz questão de acompanhar as equipes nos trabalhos pelo município. "Quero acompanhar os trabalhos para ver se está faltando alguma coisa, ou se posso contribuir de alguma forma para com as equipes, pois são justamente estas equipes que fazem acontecer. Nossas equipes de trabalho daqui da Secretaria são muito competentes e temos grandes profissionais aqui", disse a secretária ao elogiar os profissionais de Obras.


Sobre um contato direto com os servidores da Secretaria de Obras após assumir a pasta Miriam comentou que ainda não conseguiu conversar com todos. "Foi tudo muito recente. Na sexta-feira o prefeito veio até aqui e comunicou o pessoal, e desde lá eu ainda não tive a oportunidade de conversar com todos os servidores, mas amanhã ou depois já terei feito", comentou.