top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ações em prol do desenvolvimento sustentável



São Bento do Sul

A Prefeitura de São Bento do Sul, através do Samae, e parceria com a Epagri, está trabalhando no projeto “Câmbio Verde”, visando a reciclagem dos resíduos no município. A iniciativa visa estimular a destinação correta de materiais e promover a troca destes recicláveis por alimentos produzidos pela agricultura familiar.

A apresentação do projeto foi realizada na manhã desta quarta-feira (24), no gabinete do prefeito Antonio Tomazini. “É uma ação importante que compreende atender principalmente a população em situação de vulnerabilidade social. Já realizamos outras ações pensando na destinação correta dos resíduos, repassando orientações e promovendo atividades com as crianças nas escolas, além da realização do programa São Bento Sempre Limpa e outras atividades que estimulam a reciclagem. Esta é mais uma iniciativa que vem para contribuir com este processo”, comentou o prefeito.

O projeto consiste na arrecadação de materiais recicláveis, onde a cada 2 kg arrecadados, poderão render até R$ 1 em créditos para aquisição de alimentos da feira. “Pretendemos iniciar esta ação no bairro Serra Alta, realizando a feira uma vez ao mês, com uma parceria da Epagri, que articulará com a Cooperativa de Agricultores a montagem das barracas e disponibilização de alimentos produzidos durante a realização da troca por materiais recicláveis”, explicou o diretor presidente do Samae, Osvalcir Peters.

O projeto está em fase de conclusão e nos próximos dias deverá ser oficialmente lançado pela Prefeitura. “Temos o programa de coleta seletiva há mais de 20 anos, porém mesmo assim, ainda encontramos muito lixo orgânico junto com o material reciclável. Por isso queremos trabalhar nesse sentido, atingindo as comunidades mais carentes e também esperamos fomentar a agricultura familiar”, finalizou Peters.

A reunião para tratar do projeto também contou com a presença do assessor de Governo, Luiz Novaski, assessora jurídica, Maiane Miranda, e assessores de gabinete, Patrick Vicente, Suzana Teles e Karin Rank Liebl (Samae).

Jonei Marcos Schritki

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul

bottom of page