• Vilmar Bueno, o ESPETO

Ação conjunta da central de monitoramento e Polícia Militar prende ladrões em escola



São Bento do Sul

Em apenas dois dias de efetivo funcionamento da central de monitoramento da Secretaria de Educação, na madrugada desta quarta-feira (15), a equipe de vigias flagrou dois elementos suspeitos adentrando o terreno da EBM Annelize Mallon, no bairro Centenário.

Os vigias cumpriram o protocolo de segurança proposto pelo projeto “Escola Segura” e monitoraram a situação pelas câmeras, assim como acionaram imediatamente a Polícia Militar, que prontamente foi até o local e conduziu os dois indivíduos até a delegacia em flagrante. Os vigias também estiveram na Delegacia para registrar o boletim de ocorrência, conforme procedimento padrão da polícia.

Os indivíduos furtaram materiais da obra de reforma e ampliação da unidade, os quais foram recuperados pela Polícia Militar e serão devolvidos à empreiteira. “Fico muito feliz que nosso objetivo de tornar as escolas mais seguras está se concretizando. Tanto pela aquisição do kit de câmeras e monitoramento, como a implantação física da central de monitoramento na SEMED e a criação de protocolos com orientações aos vigias, bem como a parceria importante com a Polícia Militar. Esse conjunto já tem se demonstrado bastante efetivo no combate às situações como as flagradas nessa madrugada. Obrigada aos vigias e à Polícia Militar pela rápida ação e eficiência nesse trabalho conjunto”, disse o secretário de Educação, Josias Terres.

A Secretaria Municipal de Educação implantou uma Central de Monitoramento com acesso às câmeras de todas as unidades educacionais, onde os vigias operam no período noturno, que é o horário de maior vulnerabilidade por não ter movimentação de pessoas nas escolas.

Conforme relato dos vigias que estavam escalados nessa madrugada, os mesmos ficaram muitos felizes por operacionalizar esse sistema tecnológico para proteger o bem público de forma segura, digital e muito dinâmica, que resultou no flagrante desses dois indivíduos.